Perdas e Luto foi tema de palestra no Sindprev/BA

Reinventando a Vida!

As atividades das tardes de terça-feira do Projeto Qualidade de Vida Sindprev/BA- Afoshaclass/BA, em parceria com a Secretaria de Políticas Sociais, não param, e a atividade de ontem (13) contou com uma palestra cujo tema foi: Perdas e Luto.

A diretora da Secretaria de Políticas Sociais, Lucivaldina Brito destacou a importância do tema para os associados. “Como de costume toda terça-feira, acontece esse trabalho das meninas do serviço social, porque o sindicato não é só informação jurídica, mas também é formação. Vocês são multiplicadores dessa nova atividade, convidem a família, vizinhos, amigos, para participarem. É uma terapia pra mente, um tratamento psicológico. Sejam bem vindas e muito obrigada por vocês participarem”, falou Lucivaldina.

A palestra aconteceu no auditório Pedro Castilho, na sede do sindicato e contou, desde o início, com muita emoção. As palestrantes, Rebeca Oliveira e Daniela Bezerra, ambas psicólogas, explicaram a importância de se vivenciar o luto, passando por suas inúmeras fases, como a raiva, barganha, depressão e à aceitação, mas sabendo encarar a realidade e seguir em frente.

“Quando falamos de luto, associamos apenas ao processo de perda por morte. Mas vivenciamos esse processo ao longo do nosso ciclo vital. As perdas são inerentes ao viver humano. É natural o sentimento de perda, seja ela por: crise da identidade provocada pela falta de um papel social, perda da autoestima, mudanças de papéis na família, no trabalho e na sociedade, morte, perda da saúde, perda de um animal de estimação, rompimento de um relacionamento amoroso e aposentadoria”, explicou Rebeca Oliveira.

Foi ressaltado como vivenciar o processo do luto. “É necessário permitir que a dor venha, passe e aos poucos se desvaneça, assim com a saudade, a melancolia, qualquer traço de culpa ou de remoroso que invade o íntimo do enlutado. É essencial falar sobre o morto e não fingir que nada aconteceu. Só assim será possível alcançar a catarse que ameniza a dor e deixar o coração livre do que o oprime”, concluiu a psicóloga.

Após falar sobre as diversas formas de perdas, as palestrantes mostraram algumas saídas positivas para enfrentar as dificuldades na nova fase da vida.

Alaise Santos, assistente social do Sindprev/BA, informou que na próxima terça-feira não haverá atividades, devido à organização do calendário para outubro, mas na última terça de setembro, 27/09, haverá à atividade para fechar o mês.

A palestra contou ainda com a presença do vice-presidente da CUT e diretor do Sindprev, licenciado, candidato a vereador, Valdemir Medeiros.

O encontro foi um momento de aprendizado e contou com trocas de experiências de vida, sendo compartilhadas entre os presentes com os seus depoimentos.

No final foi servido um lanche para os participantes.

Sindprev/BA participou da Marcha Unificada dos Servidores Públicos

Trabalhadores baianos irão aderir a Greve Geral!