Sindprev/BA realiza palestra Outubro Rosa

Campanha de Prevenção do Câncer de Mama

Aconteceu na manhã de hoje (10), no auditório Pedro Castilho, na sede do sindicato, uma palestra com a oncologista do Núcleo de Oncologia da Bahia e Coordenadora do Serviço de Câncer Hereditário do ICS/UFBA, Ivana Nascimento, para tratar do tema com a categoria.

O evento contou também com a participação da psicóloga e assistente social, Cibele Santos, que realizou dinâmicas com os presentes, com depoimentos e debates.

A mesa foi composta pelas diretoras da Secretaria de Políticas Sociais, Lucivaldina Brito e Darci Santos, a diretora da Secretaria de Saúde do Trabalhador Geap e Conselheira do CES – Conselho Estadual de Saúde, Célia Alexandria e o diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Presidente do CES e Conselheiro da Geap, Ricardo Mendonça. Esteve presente também o diretor da Secretaria de Administração e Finanças, Valdemir Medeiros e o diretor da Secretaria de Organização, Walter Cândido.

O objetivo foi chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do tumor – que é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente no mundo, e se diagnosticado no início tem-se grandes chances de ser controlado. “Nossa diretoria traz essa importante palestra de saúde, porque acreditamos que a prevenção ainda é a melhor solução para qualquer tipo de doença. Tirem proveito dessa atividade”, falou Lucivaldina.

“O outubro rosa reforça o que tem que ser feito diariamente: ações que promovam prevenções da saúde da mulher. A Geap está com uma carreta móvel em feira de Santana, e a partir do dia 25 estará em Salvador, realizando mamografia”, informou Ricardo. “Está para inaugural o Hospital da Mulher, aonde era o antigo Hospital São Jorge. Isso será um enorme ganho para a sociedade”, concluiu ele.

De acordo com a Drª. Ivana nas últimas décadas ocorreu um aumento expressivo da incidência do câncer de mama em todo mundo, devido à interação entre fatores genéticos e estilo de vida. A oncologista falou de estratégias e prevenção da doença, além dos fatores de risco. “Quanto mais velho ficamos maior o risco de desenvolvermos câncer. Idade avançada, história familiar de câncer de mama, aumento de exposição ao estrogênio (com a mestruação precoce, a menopausa tardia e a terapia de reposição hormonal), obesidade, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, radioterapia prévia na região do tórax e alterações de mama benignas ou pré-malignas são alguns dos fatores de risco para desenvolver um câncer de mama”, explicou a médica.

Medidas importantes podem ser tomadas como mudanças no estilo de vida, quimioprevenção e cirurgias de redução de risco (mastectomias, adenectomias e ooforectomias bilaterais).

“A prática de atividade física e a alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a uma diminuição de aproximadamente 30% do risco de desenvolver câncer de mama”, afirmou Drª. Ivana.

Entre as recomendações dadas pela médica estão: manter-se dentro do peso adequado, praticar atividade física regularmente, reduzir açúcares, reduzir ingestão de gorduras, aumentar oferta de frutas e legumes, restringir ingestão de carne vermelha, evitar bebida alcoólica, evitar tabagismo e incentivar a amamentação.

“Por isso a importância do autoexame, do exame clínico e da mamografia que permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas”, declarou a oncologista.

Ao final as pessoas puderam tirar todas as suas dúvidas. A fisioterapeuta Luana Saldanha sorteou pela Fisio Pilates, nove voucher de limpeza de pele, para manter a autoestima das mulheres.

Foi servido um delicioso coffee break para encerrar a atividade.

Vista essa causa para debater o câncer de mama!

ASCOM SINDPREV/ BA

Sindprev/BA participou do lançamento do consultório itinerante da GEAP

PEC 241: É a implementação do estado mínimo “liberal” no Brasil