Sindprev/BA realiza primeira assembleia do ano

Na manhã da última sexta-feira (27), o Sindprev/BA realizou a primeira assembleia do ano, no auditório Pedro Castilho, na sede do sindicato, com presença efetiva da categoria e dos diretores, tendo como pauta: Informes, Eleições GEAP, GEAP reajuste 23,5%, Ações Judiciais, Reforma da Previdência/ Reforma Trabalhista e Grito de Carnaval.

A mesa foi composta pelos diretores da Secretaria de Organização, Edivaldo Santa Rita e Walter Cândido, a diretora da Secretaria Regional Sertaneja, Tânia Freitas, o diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Ricardo Mendonça, o representante da CNTSS/CUT, Raimundo Cintra e o advogado Dr. João Militão.

Edivaldo Santa Rita abriu a assembleia falando das manifestações que o Sindprev/BA realizou no Dia Nacional do Aposentado, contra a Reforma da Previdência. O diretor explicou também que a 1° parcela da fixação das gratificações no salário, fruto do acordo da greve de 2015, não será mais em fevereiro, devido à alteração no Ministério do Planejamento, sendo adiada para março com pagamento retroativo.

Walter Cândido saudou os presentes e destacou a necessidade de união em um momento de transição no país. “Será um ano difícil, de muita luta e construção para ter um governo popular democrático. Congelamento de salários, cortes de direitos dos trabalhadores, desmantelo do serviço público, desrespeito aos aposentados, pensionistas e toda a população que merece mais dignidade e melhor apresentação de projeto para a nação. Enquanto tivermos forças estaremos lutando pelo melhor da categoria”, afirmou Walter.

Dr. João Militão falou do processo coletivo da GEAP, na qual o sindicato entrou com uma ação coletiva para todos os associados contra o aumento excessivo do plano, na qual desde 2009 foi concedida a liminar para essa ação. “Conseguimos manter essa decisão favorável aos filiados ao Sindprev, mas essa ação agora está na Justiça Federal, numa tentativa de reverter essa decisão. Qualquer alteração de valor da GEAP, o servidor deve procurar o sindicato”, afirmou o advogado. “Peço licença para me retirar, porque estou indo para o Tribunal do Trabalho conversar com a Presidente, para colocar o nosso processo do PCCS para andar”, despediu-se ele.

“Em abril vence o mandato do Conselho Administrativo da GEAP Saúde e a eleição será feita pela internet, com data ainda a ser confirmada, na qual Ricardo representa mais uma vez vocês, representando os trabalhadores e beneficiários do plano. Cintra está como membro titular da comissão eleitoral. É necessário está em dias com a GEAP e o sindicato estará dando todo o suporte necessário, disponibilizando computadores para dar toda à assistência”, esclareceu Santa Rita.

Ricardo Mendonça orientou a quem quiser retornar ao plano de saúde que será feito um refinanciamento de dívidas em até 36 meses e esclareceu mais uma vez que os associados do sindicato não estão nesse reajuste. “Não tenho dúvidas que vamos conseguir manter a nossa liminar, é um desafio. Estamos aqui e não temos noção de quantas pessoas conseguimos manter no plano”, disse Ricardo. “Além disso, conseguimos reverter à situação da VITALMED, que será renovado o mais rápido possível”, concluiu ele.

O diretor ainda passou os informes jurídicos, esclareceu o 3,17% – que está para receber o precatório, o 28,86% – que foi entregue o processo para cumprimento de prazo, mas ainda não recebeu nenhum lote a mais, assim que chegar a liberação de nova lista, o jurídico estará chamando para comparecer ao sindicato, Mandado de Segurança, GDASS, GDATA INSS – já existem lotes para ser liberado, o sindicato deve está chamando para informar o valor a receber com juros e correção monetária a qualquer momento e o PCCS – a atualização dos cálculos exigidos pelo Governo está em fase final para conseguir a execução do processo.

Santa Rita convidou a categoria para participar do 7° Grito de Carnaval, que acontecerá tradicionalmente no dia 23 de fevereiro, com fanfarra no circuito Joana Angélica e com direito a feijoada. As camisas estarão à venda na sede do Sindprev.

Raimundo Cintra informou que haverá uma assembleia específica para os peculistas, no dia 03 de fevereiro, no auditório da sede, das 10:00h às 11:00h.

No final do encontro os presentes puderam tirar todas as suas dúvidas. Em seguida foi servido um delicioso almoço para a categoria.

A próxima assembleia ficou marcada para o dia 20 de fevereiro, excepcionalmente segunda-feira, das 10h às 12h.

Sindprev/BA presente no Coletivo de Comunicação da CUT/BA

Trabalhando a Memória através da Música foi tema da atividade de Terça