Sindprev/BA realiza homenagem no Dia da Mulher com debates

O Sindprev/BA realizou na manhã de ontem, 08 de março – Dia Internacional da Mulher, no auditório Pedro Castilho, na sede do sindicato, uma atividade em homenagem as mulheres com debates sobre a Violência contra a Mulher e Reforma da Previdência com ênfase nas questões que afetam as mulheres.

“É uma honra realizar essa homenagem a todas vocês. Nosso dia é todos os dias, mas a luta por direitos iguais nos faz mais fortes. Hoje vivemos em um cenário político de revolta e indignação diante do machismo e da retirada de direitos com a Reforma da Previdência”, disse Lucivaldina Brito, diretora da Secretaria de Políticas Sociais. “Mas nada disso nos impede de ir à luta e nem nos tira a essência de ser mulher. Lembrem-se que unidas somos mais fortes. Feliz dia das mulheres e aproveitem o debate”, concluiu a diretora.

O diretor da Secretaria de Organização, Walter Cândido, falou das dificuldades das mulheres que são maiores do que a dos homens. “Dividir as tarefas com as mulheres seria um grande passo na sociedade. Com certeza a fortaleza está nas mulheres. Vem aí uma série de lutas contra a Reforma da Previdência, contra a Reforma Trabalhista, contra a Retirada de Direitos e contra a Violência com as mulheres. Convocamos vocês para a passeata na tarde de hoje com a Marcha das Mulheres, no Campo Grande, para juntos lutarmos pela manutenção dos direitos”, afirmou Walter.

Dra. Isabel Alice de Pinho, Delegada da DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Salvador, realizou uma excelente palestra sobre a Violência Contra a Mulher, enfatizando que a agressão na maioria dos casos não é resolvida devido ao silêncio das vítimas. “ É necessário observar que ela vai nascer com a convivência, seja vinda do companheiro, pai, irmão, filho –  alguém muito próximo de si. Dentro de casa não se pode permitir essa violação, pois deve ser um lugar de afeto, de união e de respeito. A lei Maria da Penha é uma conquista. O objetivo da lei é acabar com o agressor doméstico, que traz um conceito da violência moral, psicológica, sexual e física, aumentado a pena. A luta é de todas nós”, declarou a delegada.

Em seguida Edivaldo Santa Rita, diretor da Secretaria de Organização, fez uma explanação sobre a Reforma da Previdência e a Retirada de Direitos da Mulher Trabalhadora.

Lindinete Pereira, também diretora do sindicato, declamou com muita emoção uma poesia para homenagear as mulheres presentes.

Valdemir Medeiros, diretor da Secretaria de Administração e Finanças, falou da importância e representatividade desse dia, resgatando a luta das guerreiras nos últimos anos. “ Prezamos que as mulheres estejam sempre inseridas nos debates e participem de tudo. Vamos aproveitar e ir para a rua no dia 15 de março para fortalecer a nossa luta e buscar manter os nossos direitos, principalmente das mulheres que estão ganhando campo de trabalho”, afirmou Valdemir.

Ricardo Mendonca, diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos, enfatizou alguns avanços em relação a saúde da mulher, falou da 2ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher, organizada pelo Conselho Estadual de Saúde, que acontecerá no período de 12 a 14 de junho. O diretor ainda falou da conquista com a inauguração do Hospital da Mulher e a necessidade de um sistema integralizado com pediatria, uma vez que só atende a partir de 12 anos e infelizmente muitas crianças ainda sofrem violência e abuso sexual.

Após o encerramento todas foram convidadas para um confraterno almoço.

Todos em defesa dos direitos femininos.

O Sindprev/BA parabeniza todas as mulheres!

O CinePrev da semana foi em homenagem as mulheres

Sindprev/BA presente na tradicional Marcha das Mulheres