Sindprev/BA participa do 1° Encontro Estadual de Comunicação da CUT-BA

Aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, no Instituto Frei Ludovico, no bairro Luís Anselmo, em Salvador, o 1° Encontro Estadual de Comunicação da CUT-BA.

Iniciativa da Secretaria de Comunicação da CUT-BA, através da Secretária Lucivaldina Brito, também diretora do Sindprev/BA, o encontro reuniu profissionais da área de comunicação e seus respectivos diretores das pastas dos sindicatos filiados à Central. O debate teve como tema: “História, Comunicação e Sociedade: uma Ação em Unidade” e contou com a participação de palestrantes convidados como o professor e jornalista Emiliano José, o jornalista da Mídia Lampião, Rogério Castro, o professor Leandro Villas (integrante da ONG Cipó), além da participação de secretários executivos da CUT Nacional, com Roni Barbosa e Elisângela Araújo.

A Assessoria de Comunicação do Sindprev/BA e seus diretores também estiveram presentes para ampliar as estratégias de comunicação do sindicato e fortalecer a relação com a Central.

Com a globalização e a nova era midiática, o jornal impresso perde espaço a cada dia, dando lugar a mídia digital e as redes sociais. Com todas essas mudanças no processo de comunicação nos dias atuais, a rede alternativa de jornalistas ganha visibilidade, facilitando a construção das mídias sociais de esquerda.

Um dos pontos mais debatidos foi a necessidade urgente de uma nova construção de um Portal da CUT com a Unificação dos sites da CUT de todos os Estados, juntamente com as Confederações, melhorando a produção e a qualidade das matérias, tudo em um único portal. Foi discutido também os principais desafios para implementar o portal e a sua produção em conjunto na comunicação sindical.

De acordo com o presidente da Central, Cedro Silva, a comunicação na atual conjuntura requer que todas as entidades sindicais e as centrais tenham uma melhor comunicação, uma base social da sociedade, para que as pessoas entendam o que está acontecendo no mundo e repercutindo fortemente no Brasil.

Valdemir Medeiros, vice-presidente da CUT, e também diretor do Sindprev/BA, ressaltou a necessidade da comunicação dos sindicatos se unificar, uma vez que o conceito sindical mudou muito. ” Hoje não estamos mais conseguindo fazer a comunicação com os trabalhadores e trabalhadoras a não ser se for pelo lado associativo. Como é que vamos fazer esses movimentos para a conquista dos trabalhadores novamente para os sindicatos? Eu acho que uma das coisas é buscar qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras para que a gente possa trazer essa comunidade de novo para o tempo do sindicato”, disse Medeiros. “É fundamental ter uma mudança no movimento social e no movimento sindical”, concluiu ele.

Edivaldo Santa Rita, diretor de Organização do Sindprev/BA, falou das falhas e avanços da comunicação. ” A comunicação é a alma do negócio em todos os setores do mundo. A CUT está de parabéns pela iniciativa desse debate, na qual todos com certeza sairão com outra visão”, afirmou Santa Rita. ” Aproveitando o momento convoco a todos a participarem de um grande ato em frente a gerência do INSS, no Comércio, no dia 05 de setembro, para lutar contra o fim dos serviços da Previdência Social, com o INSS Digital que o Governo quer lançar”, informou ele.

Ao fim do encontro, Lucivaldina Brito agradeceu a presença de todos. ” Obrigada por vocês acreditarem que a comunicação está realmente precisando ser transformada através da Unidade de todos. O nosso foco de unir a comunicação não é só na CUT, mas em toda a sociedade, fazendo o uso apropriado das mídias. Obrigada mais uma vez pela participação de todos”, agradeceu ela.

CNTSS/CUT discute saúde das mulheres durante 2ª Conferência Nacional

Terça Social contou com Aulão de Informática