Assembleia Geral lota auditório do Sindprev/BA

Na última sexta-feira, 25 de agosto pela manhã, aconteceu mais uma Assembleia Geral do Sindprev/BA, no auditório Pedro Castilho, na sede do sindicato, com presença efetiva da categoria e Diretores, tendo como pauta: Informes Gerais, Acordo da Greve 2015 – Fixação das Gratificações, Ações Judiciais e Mobilização dos Trabalhadores Federais rumo a Greve.

A mesa foi composta pelo diretor da Secretaria de Organização, Edivaldo Santa Rita, o diretor da Secretaria de Administração e Finanças, Valdemir Medeiros, a diretora adjunta Lúcia Eloy e a diretora da Secretaria Regional Sertaneja, Tânia Melo, também representando a CNTSS-CUT, juntamente com Raimundo Cintra.

Valdemir Medeiros abriu a assembleia alertando os presentes em relação a um documento que está chegando na casa dos servidores, e que o correto é chegar com o envelope do Sindprev/BA, para dá entrada na Seguridade Social, que o Governo descontou indevidamente na ação da paridade. Neste caso o associado vem até a sede do sindicato e procurar o setor jurídico. O diretor ainda passou os informes sobre o Congresso da categoria que acontece de dois em dois anos e está com um atraso. “Precisamos reorganizar os trabalhadores e trabalhadoras, ver com a categoria o que teremos de enfrentamento, momento de greve, mudança da conjuntura. É necessária a construção desse Congresso para revermos as necessidades da nossa classe. Estamos trazendo a proposta para ser aprovado por vocês a realização do Congresso, que acontecerá no período a parir de 1° de outubro de 2017 a dezembro de 2018, em 1 ou 2 dias”, informou ele.

Edivaldo Santa Rita encaminhou a proposta da Direção colocando em votação a realização desse Congresso, na qual foi aprovado pela categoria, com uma abstenção de voto. Santa Rita informou que a eleição de delegados e delegadas para o congresso deve ocorrer a partir do dia 1° de setembro. O diretor ainda passou informes sobre as atividades que o sindicato participou no decorrer do mês, dentre elas a 1ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres no Estado da Bahia e o 1º Encontro de Comunicação da CUT-BA. O diretor também falou sobre a greve dos correios que influencia na vida dos associados e de toda a população, falou também sobre uma reunião do Conselho de Representantes do INSS que aconteceu para apresentar os programas informatizados do novo plano do INSS Digital (na qual a população vai acessar a internet para a realização de vários serviços) e da Plenária Nacional do CTNSS que aconteceu em Brasília a qual ele participou e mais representantes de 12 estados do Brasil.

Informes sobre a incorporação das gratificações da Greve referente ao ano de 2015 foram dados e esclarecimentos de como o associado deverão fazer para a retirada. José Coutinho, diretor da Secretaria de Formação Política e Sindical, apresentou de forma clara a diferença das emendas constitucionais de números 47 e 41, como cada uma atua na vida do aposentado e do trabalhador e os equívocos que alguns associados cometeram por não seguir os informes do sindicato. “Finalmente a vitória da categoria foi consagrada e os valores da fixação das gratificações, decorrente da Greve de 2015, já esta no contracheque dos trabalhadores e com o cumprimento do acordo retroativo a janeiro e o Sindprev/BA alertou, ninguém ira ficar de fora dessa incorporação, da fixação dessa gratificação. Aquelas trabalhadores e trabalhadoras que estiverem fora do critério da gratificação, o Sindprev já está com o seu corpo de advogados preparando uma peça judicial bombástica para que esses trabalhadores sejam contemplados também com esse direito  de ter seu salário inteiro, integral , e não pela metade como é hoje”, afirmou Santa Rita.

Haverá uma mobilização dentro da categoria para uma Greve Geral no mês de setembro. “Haverá reuniões constantes, assembleias, seminários, para fortalecer esse diálogo, levantando os pontos mais cruciais e assim sairmos numa Greve forte em defesa dos nossos direitos. Aproveitando o momento convoco a todos para a mobilização no dia 05 de setembro, ás 7h da manhã, em frente à Agência da Previdência Social do Comércio”, conclui ele.

Raimundo Cintra parabenizou o sindicato por mais um avanço em favor da categoria, bem como, a inauguração da Clínica de Reabilitação da Fisio Pilates e Estética que aconteceu no dia 24 de agosto, exaltou o Sindprev/BA pelas conquistas e pioneirismo na luta pela paridade. “Essa negociação foi a melhor nos últimos 15 anos”, afirmou ele.

A Fisioterapeuta Luana Saldanha falou sobre a inauguração da Clínica Fisio Pilates e as especialidades da casa.

Foram passados alguns informes jurídicos, entre eles o andamento do PCCS, onde inclusive acontecerá uma reunião no dia 04 de setembro em Brasília, na tratativa de liquidação desse processo com o Tribunal Superior do Trabalho. Quanto ao 28,86% do Ministério da Saúde, o processo continua em andamento, sendo pago em lotes. Em relação à Geap, o conselheiro Ricardo Mendonça, também diretor do sindicato, está com uma proposta para apresentar em que o Governo banque o plano como um todo. Foi explicado também sobre o benefício do PASEP e como se dá a retirada para quem já está aposentado e quem ainda está trabalhando.

No final do encontro foi servido um almoço para a categoria. A próxima assembleia ficou marcada para o dia 29 de setembro.

Fisio Pilates e Estética inaugura a Clínica de Reabilitação

Delegação da CUT–BA segue para somar ao congresso extraordinário nacional