O “Serviço Social no INSS” está prestes a ser extinto. Este serviço, regulamentado na lei 8.213/91 pelo art. 88, é um direito do trabalhador

Criado no Governo Getúlio Vargas, ainda em 1944, o Serviço Social possui 73 anos de existência. Qual a importância do Serviço Social? O que este serviço faz? Diariamente este serviço é realizado por centenas de assistentes sociais nas agências do INSS.

Estes profissionais atendem milhares de trabalhadores todos os dias para informa-los sobre os seus direitos e sobre as formas de ontem-los. Veja algumas das importantes atividades realizadas pelo Serviço Social:

1) orientação individual e coletiva de usuários nas agências (direitos, preenchimentos formulários, procedimentos administrativos etc.);

2) encaminhamento para serviços e especialidades de outras áreas (saúde, Assistencia social, justiça, educação, habitação; ministério público etc.);

3) realização de visita domiciliar, hospitalar, institucional, na impossibilidade dos segurados se deslocarem até as agências, possibilitando maior conforto e agilidade no andamento de seus processos/solicitações;

4) emissão de parecer social para contribuir com a decisão acerca da concessão do benefícios previdenciários e/ou assistências solicitados pelos trabalhadores no INSS;

5) avaliação social de pessoas com deficiência para concessão de benefícios da assistência social (BPC – lei 6.214/07) e da previdência social (aposentadoria – LC 142/12);

6) assessoria e consultoria a movimentos sociais, sindicatos, cooperativas, colônias, secretarias, ONGs, órgãos privados, em matéria de serviço social, sobre os direitos e legislação previdenciária;

7) palestras de socialização de informações previdenciárias em universidades, escolas, igrejas, associações, sindicatos, hospitais, presídios, CRAS, CREAS, CAPS, Conselhos, etc.

Os assistentes sociais do INSS têm estado na defesa dos direitos da população, sempre buscando contribuir para a garantia de direitos. Em razão dessa posição, a categoria profissional e o Serviço Social da previdência passou a ser vistos como “indesejados” por este governo, que tem como principal meta a destruição da proteção social e o fim dos direitos e da previdência social no Brasil. Assim, se você não quer que mais este direito dos trabalhadores acabe, assine este abaixo assinado!

Defenda o Serviço Social no INSS!

Os assistentes sociais do INSS são nossos companheiros de luta e sempre estão do nosso lado!

Clique aqui e compartilhe o abaixo-assinado

Força tarefa para barrar projeto de demissão por incompetência

Atropelado por 2ª denúncia, governo está pessimista com reforma da Previdência