DESTAQUE

Fisio Pilates e Estética realiza palestras em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta

Em alusão ao Dia do Fisioterapeuta – 13 de outubro, a Fisio Pilates e Estética, em parceria com o Sindprev/BA e Afoshaclass-BA, promoveu um evento gratuito na manhã de hoje (09), no auditório da sede, recheado de palestras com diversos temas, para orientar os associados sobre posturas e doenças.

As professoras de pilates e graduandas de fisioterapia foram as próprias palestrantes. Miriã Souza abriu o evento com a palestra “A importância da fisioterapia na terceira idade e o risco de quedas”, na qual ela enfatiza a importância da prevenção de quedas, com o uso de meias antiderrapantes, a instalação de corrimões como suporte no banheiro de casa e a retirada de tapetes, pois a queda no idoso pode deixar sequelas importantes, sendo as mais comuns a fraturas no fêmur e no quadril. ” É importante as orientações aos familiares quanto aos perigos e a necessidade de adaptações ao ambiente, uma vez que 66% dos idosos sofrem quedas anualmente, e 70% das quedas ocorrem dentro de casa”, afirmou Miriã.

“Desvios Posturais em Idosos” foi o tema da segunda palestra apresentada por Rosane Pereira. De acordo com ela a idade influencia na postura, nas curvaturas da coluna ao longo do tempo, podendo gerar a hiperlordose ou hipercifose. Outros fatores que levam aos desvios são a postura ao sentar, trabalhar e dormir. “Para evitar os malefícios de uma postura inadequada é necessário fazer o posicionamento, fortalecimento, RPG ou Pilates”, disse Rosane.

Houve um intervalo para o coffee break e logo em seguida ocorreu a palestra sobre “Hérnia de disco na terceira idade”, em que Jenifer Silva, falou das causas e tratamentos. E por último, a palestra sobre ” Diagnóstico e tratamento da doença de Alzheimer”, por Odaí Sena, que falou dessa triste doença degenerativa e progressiva que causa a morte do tecido cerebral, causando a perda da memória, explicando os sintomas, complicações, diagnósticos e as suas fases. Infelizmente não existe uma causa definida, mas a velhice é o maior risco para essa demência, além de pessoas diabéticas que são mais propensas a adquirir o Alzheimer. “Uma forma de tentar prevenir é trabalhar constantemente a memória, seja com palavras-cruzadas, atividades físicas, alimentação saudável e principalmente o estimulo da conversação entre amigos mais próximos”, indicou ele.

Entre os diretores presentes que prestigiaram o evento estava os diretores da Secretaria Regional Sudoeste, Rita de Cássia e Dilson Paixão, Eunice Fontes, do Conselho Fiscal e Ana Saldanha, diretora adjunta.

Para encerrar a atividade a fisioterapeuta Luana Saldanha, fez um alongamento com os presentes, seguido de uma dinâmica com bola -bexiga, para trabalhar a propriocepção e o equilíbrio do corpo. Ao final, o professor de zumba, Jhonson dos Santos, animou os associados e colocou todos para mexer os esqueletos.

Comissão Organizadora do Congresso realiza mais uma reunião

Geap lança aplicativo para facilitar comunicação com beneficiários