NOTÍCIAS

INSS e Fiesp reabilitarão segurados incapacitados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) fecharam um acordo de cooperação que prevê reabilitação profissional dos segurados do INSS que estiverem incapacitados para o trabalho.

O objetivo do programa é otimizar o processo de reabilitação profissional dos segurados incapacitados para o trabalho, reduzindo o seu tempo de afastamento.

Inicialmente, serão oferecidas 500 bolsas de estudo em cerca de 98 cursos de reabilitação profissional oferecidos em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de todo o estado. Os cursos, de informática, gráfica e robótica, por exemplo, serão destinados a funcionários das empresas parceiras, com mais de 18 anos, ensino fundamental completo e declaração de baixa renda, que estejam incapacitados para o trabalho. Os trabalhadores receberão certificados de formação do Senai-SP e de reabilitação profissional do INSS, o que permitirá inclui-los na lei de cotas para pessoas com deficiência.

Leonardo Gadelha, presidente do INSS, explica que a reabilitação é para qualquer pessoa que esteja auferindo um benefício por incapacidade para o trabalho. “Se ela saiu do mercado de trabalho porque tem uma patologia, mas tem condições de voltar ao mercado de trabalho, ou está curada dessa patologia para voltar a fazer a mesma coisa ou, a partir de uma capacitação, desempenhar um ofício diferente, qualquer uma dessas pessoas é elegível”, afirma.

Esta é a primeira parceria do tipo no Brasil, mas a intenção é que ela se espalhe para outros estados do país. Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Portal Previdência Total

Post anterior

Geap lança aplicativo para facilitar comunicação com beneficiários

Próximo post

Estão abertas as inscrições para eleição que definirá composição das comissões de avaliação de desempenho do INSS

sindprevbaorg

sindprevbaorg

Nenhum comentário

Deixe um comentário