Sindprev/BA abraça Campanha Outubro Rosa

Mês de prevenção ao câncer de mama

Na tarde de ontem (19.10), dia que é comemorado o Dia Internacional contra o Câncer de Mama, o Sindprev/BA realizou um evento em alusão ao outubro rosa para os trabalhadores, aposentados e pensionistas da categoria, no auditório Pedro Castilho, na sede do sindicato.

O Coral Cantos e Encantos do Sindprev/BA abriu o evento com uma bela apresentação, sob a regência do maestro Gilmar Mendonça, e em seguida aconteceu uma palestra com a enfermeira Maria Carolina Barbosa, que falou sobre o surgimento do outubro rosa nos Estados Unidos, sobre a prevenção e os cuidados com as mamas e destacou a importância de se falar abertamente sobre o tema uma vez que é possível prevenir.

“Trata-se de uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama que forma um tumor”, explicou a enfermeira. “Existem vários tipos de câncer de mama, alguns desenvolvem muito rápido, outros não, e quando identificado logo no início com a prevenção, há uma boa resposta no tratamento. Quanto mais cedo souber mais fácil tratar. Importante ressaltar que é a causa maior de morte na mulher”, afirmou ela.

Carolina Barbosa ainda informou que o risco aumenta a partir dos 50 anos, por isso a necessidade de fazer o exame da mamografia e enumerou os fatores que influenciam “obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, história reprodutiva e hormonal, história familiar de câncer de ovário ou mama” e informou como reduzir o risco e se atentar aos sinais e sintomas “nódulo ou caroço, afundamento ou endurecimento e/ou enrugamento da pele, alteração no tamanho ou na forma da mama, vermelhidão ou coceira, liberação de líquido pelo mamilo sem apertar, inversão súbita do mamilo e dor constante na mama”, alertando também para observar a axila ou ao redor da clavícula, caso haja inchaço persistente.

Após passar o passo a passo do autoexame, e chamar à atenção que homens também podem ter câncer de mama, foi aberto um espaço para tirar as dúvidas.

Lucivaldina Brito, diretora da Secretaria de Políticas Sociais, e organizadora do evento, agradeceu a presença de todos e falou da importância da participação do Sindprev/BA nessa campanha. “Hoje, 19 de outubro, é o dia nacional de luta contra o câncer de mama, e nós como sindicato de previdência e saúde, não poderíamos está de fora de algo tão importante. Quando descoberto no início existe 90% de chance de cura segundo os médicos, por isso a importância da prevenção contra essa doença. Obrigada pela presença de todos e tirem proveito dessa atividade”, falou Lucivaldina.

Edivaldo Santa Rita, diretor da Secretaria de Organização, parabenizou a todos que organizaram o evento. “É com grande prazer e satisfação que realizamos esse evento, temos que mostrar a sociedade que isso é necessário, algo tão simples. O Sindprev/BA abraça essa campanha fazendo divulgação e orientação para a categoria e sociedade. Parabéns ao coral e a todos que fomentaram esse evento”, finalizou ele.

Aproveitando o momento a fisioterapeuta do Sindprev/BA, Luana Saldanha, passou informes sobre a Clínica de Reabilitação Fisio Pilates e Estética – Clínica do Trabalhador, que está aceitando o plano de saúde da categoria, Geap, e da importância da fisioterapia como prevenção, e não apenas quando está com alguma patologia.

Houve também uma palestra com a terapeuta holística Regina Caciquinho, que destacou a importância do domínio mental e emocional, caso a pessoa venha a ter algum problema de saúde, orientando sempre a ter pensamentos positivos. Em seguida ela realizou uma dinâmica com a bola de assoprar para relaxar os presentes.

Foi servido um lanche, encerrando à atividade com a zumba.

#Consciência Rosa#LutaContraoCâncerdeMama#Prevenção

ASCOM SINDPREV/ BA

Mais uma reunião da Comissão Organizadora do Congresso e da Confraternização

RPV e Precatórios liberados que não forem sacados no prazo de 2 anos retornarão ao Erário