Abertura do Congresso conta com Homenagem e saudações

Na noite desta última quinta-feira (26), foi dado início ao VII Congresso Estadual do Sindprev/BA, no Centro de Convenções – Salão Busca Vida I, no Hotel Sol Bahia Atlântico, no bairro de Patamares, em Salvador. Coordenando o evento estava Thiago Rios e o assessor político do Sindprev/BA, Ivan Sampaio.

A abertura do evento contou com uma bela apresentação do coral Cantos e Encantos do Sindprev/BA, sob a regência do maestro Gilmar Mendonça. Após a abertura foi passado um vídeo em homenagem aos diretores Ademilson Gusmão e Augusto da Mota que faleceram este ano. Foram entregues placas de homenagem aos familiares dos companheiros, e na oportunidade Valdemir Medeiros, falou sobre a trajetória de Ademilson no sindicato. “Foi ele quem falou: vamos Valdemir, vamos tocar esse negócio para frente”, disse emocionado. Maria Valdete falou sobre a importância de amarmos e fazer pelas pessoas enquanto elas estão vivas. “Augusto fez muito pela nossa categoria e vai fazer muita falta”, concluiu.

A mesa foi composta pelos diretores da Secretaria de Organização Edivaldo Santa Rita e Walter Cândido, também pelo presidente da CUT-BA, Cedro Silva, a diretora da Secretaria de Políticas Sociais, Lucivaldina Brito,a vice-presidente da CNTSS-CUT, Isabel Cristina Gonçalves , o  Deputado Federal, ex-secretário de saúde da Bahia, Jorge Sola, o diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Mendonça, representante do PT, Maria Madalena Noronha, o suplente do Deputado, Mario Jacó, Julimar Oliveira, presidente do Sindicato dos Bancários, Augusto Vasconcelos, representante do Sindpetro, Arleo , representante do Sindacs, Adeilson, e a presidente do SASB, Marleide Castro. Romilson do Sindprev-DF também esteve presente no evento.

Santa Rita mediou à mesa e saudou aos órgãos ligados ao Sindprev-BA, fez um breve histórico da história do sindicato e falou sobre a finalidade do congresso que mesmo com a dificuldade do enfrentamento do país, o Sindprev/BA conseguiu reunir um grande número de pessoas para discutir assuntos para o enfrentamento do que há de vir.

Lucivaldina falou sobre o congresso “O objetivo do nosso congresso é organizar o plano de lutas, além de apresentar o projeto qualidade de vida que tem mudado a vida dos nossos associados, que hoje não são mais tão idosos”, completou.

Cedro Silva falou sobre a luta que a categoria está enfrentando e a importância do voto do Deputado Jorge Sola e dos demais que votaram contra o arquivamento do processo contra o atual presidente.

Maria Madalena Noronha falou sobre a sua preocupação com o retrocesso que o País está sujeito e falou sobre a luta contra as reformas. “Com as reformas e desconstrução das leis trabalhistas, nós mulheres somos as mais afetadas”, afirmou ela.

Jorge Sola parabenizou a Direção pela realização do congresso em um momento importante em que houve o golpe do Estado, criticou as propostas do governo atual e os cortes nos gastos públicos incluindo a educação pública onde a Bahia é a mais prejudicada, “É como um ladrão que entra na casa dos outros para roubar e o alarme toca, ele tem que roubar o máximo que puder antes que a polícia chegue, e é isso que eles estão fazendo com o Brasil, roubando o máximo possível até 2018”, disse ele.

Ricardo Mendonça falou sobre a democracia do país, a ameaça que o Serviço Público está passando e citou como exemplo o INSS digital, “A democracia desse País pode a qualquer instante dar uma revira volta”, concluiu.

Mario Jacó falou sobre a importância da organização na base para crescer ainda mais e enfrentar o momento em que o País vive com esse desmonte. “Nunca podemos perder a esperança, porque da luta o povo nunca se cansa”, desabafou.

Isabel Cristina Gonçalves contou a história do surgimento dos movimentos sindicais e falou sobre a importância dos debates no congresso. “Vocês terão dois dias para discutir propostas de enfrentamento que vai além dos enfrentamentos de rua”, disse.

Marleide falou sobre a parceria do Sindprev/BA com os demais sindicatos e principalmente com o Sindicato dos Assistentes Sociais, emocionada recitou o trecho de uma música em agradecimento ao sindicato.

Ao final do evento Valdemir Medeiros convidou os companheiros CUTistas para estarem presentes no congresso para uma reunião ás 8h da manhã.

Santa Rita entregou avisos para encerrar o evento e disse que dia 10 de Novembro é o dia “Contra as Reformas” e o Sindprev/BA fará coleta de assinaturas contra essas reformas no dia 31 de Outubro. O Diretor agradeceu a composição da mesa.

Os presentes seguiram para a confraternização.

Bom Congresso a todos!

Confira a Programação e roteiro dos ônibus nos próximos dias:

27/10 – Sexta:

10h – Aprovação do Regimento Interno

12h – Almoço

13h30 – Conjuntura com ênfase na Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência e os impactos no Servidor Público

28/10 – Sábado:

8h – Grupos de Trabalho:

Grupo 1: Saúde e Mobilidade;

Grupo 2: Gênero / Combate à Violência Contra as Mulheres;

Grupo 3: Política Racial e Política de Juventude;

Grupo 4: INSS Digital

10h30 – Apresentação e sistematização das propostas

11h30 – Alteração Estatutária e Plano de Lutas

13h – Encerramento e Almoço

Veja roteiro dos ônibus:

27/10 – 01 ÔNIBUS

SAÍDA: 7h Campo da Pólvora – Nazaré

RETORNO: 19h Hotel Sol Bahia Atlântico – Patamares

28/10 – 01 ÔNIBUS

SAÍDA: 7h Campo da Pólvora – Nazaré

RETORNO: 15h Hotel Sol Bahia Atlântico – Patamares

ROTEIRO IDA: Saída do Campo da Pólvora (Nazaré) – Bonocô – Paralela.

ROTEIRO VOLTA: Hotel Sol Bahia Atlântico (Patama

(Patamares) – Paralela – Rodoviária – Bonocô – Campo da Pólvora.

Ameaças aos servidores em tramitação no Congresso

Sindprev/BA presente na reunião do CES