DESTAQUE

Congresso Estadual da categoria é encerrado com muitas metas até o fim do mandato e alteração no Estatuto

No Dia do Servidor Público Federal, 28 de outubro, aconteceu o terceiro e último dia do VII Congresso Estadual do Sindprev/BA, no Hotel Sol Bahia Atlântico, no bairro de Patamares, em Salvador.

O evento começou com a separação dos delegados, convidados e observadores em grupos a fim de levantar questionamentos a serem discutidos posteriormente na plenária. Os grupos foram separados por temas: Saúde e Mobilidade que teve como facilitadores Anaildes Campos e Ricardo Mendonça; Gênero/Combate à Violência contra as Mulheres e, Política Racial e Política de Juventude, que teve como facilitadoras Maria das Dores Loyola e Madalena Noronha, e por fim, INSS Digital, que teve como facilitador Ronilson Nunes.

Enquanto eram esquematizadas as propostas, com todos já reunidos na plenária, foram dado avisos sobre a confraternização do Dia do Servidor, jurídicos e sobre o evento para coletas de assinaturas a ser realizado no dia 31 de outubro, terça-feira, na Praça da Piedade, para a revogação da reforma trabalhista.

Thiago Rios apresentou à plenária, propostas de todos os três grupos dando espaço aos presentes para fazer comentários de acordo com o que foi proposto para assim fazer manutenção no texto.

O grupo 1 que tratou de questões sobre Saúde e Mobilidade propôs criação de campanhas de combate aos males a que são acometidas os servidores públicos e conjunto da sociedade, programas de promoção e prevenção à saúde através da GEAP e promovido pelo sindicato e por fim, implementação da política de acessibilidade e das políticas de saúde públicas tanto para os trabalhadores quanto para os usuários. Todas as propostas foram aceitas por unanimidade.

O grupo 2 trouxe propostas sob o tema Gênero/Combate à violência contra as Mulheres; além de Política Racial e Política de Juventude, e assim propuseram a criação do Sindprev Cidadão, Juventude e Ação e Não a violência contra as Mulheres, produzindo folhetos sobre violência doméstica e familiar linkando à raça e etnia, construir coletivo de raça e gênero no sindicato para enfatizar o “ não a discriminação racial” em todas as suas dimensões, mapear a presença negra na categoria previdenciária, incentivar a participação nos coletivos raciais, promover seminários na categoria e na base para discutir as questões. As propostas foram aceitas com apenas uma abstenção.

O grupo 3 apresentou propostas sobre o INSS Digital, bem como, exigir uma melhoria na logística de informática, treinamento para todos os servidores que forem abrangidos pelo INSS Digital, atenção especial ao usuário que não conseguir acessar ou resolver os problemas através dos canais remotos e criar campanha criticando os pontos negativos da implementação do projeto do INSS Digital. As propostas foram aceitas com apenas uma abstenção.

Os diretores da Secretaria de Organização, Walter Cândido e Edivaldo Santa Rita falaram em nome da Diretoria Colegiada assumindo o compromisso de levarem as propostas adiante e cumprir com prioridade, e meta ainda para este mandato. E assim foram encerradas as propostas de grupo.

Compondo a mesa que discutiu a proposta de Alteração Estatutária esteve os Diretores Valdemir Medeiros, Edson Conceição, Tânia Freitas, Walter Cândido, Maria Valdete Magalhães, Lucivaldina Brito e Lúcia Elói, representante da CNTSS-CUT.

Edson fez a leitura dos artigos do Estatuto a serem alterados para que os delegados discutissem, deliberassem e aprovassem as propostas.

No decorrer da leitura foram feitos destaques de alguns delegados que discordavam com a proposta de alteração de determinado artigo. Em debate foi dado espaço para que os delegados argumentassem em favor da sua opinião sobre as alterações, foram feitas as votações, com algumas abstenções. Em sua maioria a plenária apoiou a Alteração do Estatuto indicada pela mesa.

Encerrando o congresso da categoria, Walter Cândido e Santa Rita agradeceram aos presentes e parabenizou o sucesso do evento.

Ao final foram entregues os certificados, e em seguida houve um almoço.

#JuntosSomosFortes

VII Congresso Estadual da categoria conta com debates e aprovação de alteração estatutária

Confraternização do Dia do Servidor Público aconteceu na Sede Social do Sindprev/BA