NOTÍCIAS

Sindprev/BA faz atividade em alusão ao Novembro Azul e Negro

Prevenção do Câncer de Próstata

O Sindprev/BA realizou na tarde de ontem (23), através da Secretaria de Políticas Sociais, no auditório Pedro Castilho, na sede do sindicato, uma atividade em alusão ao Novembro Azul e ao Novembro Negro. O Coral Cantos e Encantos fez a abertura do evento, sob a regência do maestro Gilmar Mendonça.

Na luta contra o preconceito, a diretora da Secretaria de Políticas Sociais, Lucivaldina Brito, falou da extrema importância dos homens terem consciência da prevenção, porque cuidar da saúde também é coisa de homem. “Prevenir é melhor que remediar”, falou ela. “O novembro azul só reforça a atenção à saúde, ao acolhimento da família e esclarecimento sobre a doença”, concluiu.

Dr. Benedicto Barreto de Oliveira falou sobre a função efetiva da próstata, que é uma glândula que faz parte do sistema genital masculino que tem como função produzir e armazenar uma substância que juntamente com os espermatozoides constitui o sêmen. De acordo com ele o exame de dosagem de PSA e o toque retal são bastante usados para detectar o câncer de próstata.

“Entre os fatores de risco estão os homens acima de 50 anos, ou 45 caso tenham histórico familiar, devendo ser realizado uma vez no ano. Outro fator são os homens negros que têm mais casos deste tipo de câncer, além da obesidade e dos que abusam do álcool e tabaco”, destacou Dr. Benedicto.

Foi destacada também a importância da dieta saudável na prevenção da doença.  Logo em seguida foi aberto um espaço para todos tirarem as suas dúvidas.

A fisioterapeuta Luana Saldanha aproveitou o momento para passar informações sobre a fisioterapia pélvica, que é tratada através da eletroestimulação com o biofeedback, e falou também da importância da fisioterapia como prevenção.

O diretor da Secretaria de Organização, Edivaldo Santa Rita, fez uma reflexão sobre a Consciência Negra, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, falando da questão da cultura, história, religião, educação, gênero, raça e políticas públicas.

#NaLutaContraoPreconceito!

ASCOM SINDPREV/ BA

Texto: Priscila Teixeira

Fotos: Luis Teixeira

Post anterior

Planejamento autoriza nomeação de candidatos aprovados para INSS e Anvisa

Próximo post

Sindprev/BA participa de reunião das Chefias no Ministério da Saúde

sindprevbaorg

sindprevbaorg

Nenhum comentário

Deixe um comentário