Coral Cantos e Encantos do Sindprev/BA realiza Seminário

Música como Qualidade de Vida

Aconteceu na tarde de ontem (05), no auditório do Sindprev/BA, um evento musical realizado pelo Coral Cantos e Encantos, planejado pela coordenadora do coral, Vera Bomfim. Em parceria estava também a diretora da Secretaria de Políticas Sociais e também representante da Afoshaclass-BA, Lucivaldina Brito, e o diretor da Secretaria de Formação Política Sindical, José Coutinho.

O objetivo do seminário foi estabelecer formas de apresentação e conceito do que é ser coralista.”A música transmite alegria, felicidade. Vamos através das palmas, através do nosso corpo, expressar e trazer o som, para dispersar as energias negativas do ambiente e trazer as boas vibrações”, falou Vera, dando início ás atividades.

“O coral foi a primeira ação implantada no Projeto Qualidade de Vida do sindicato, que inclusive está sob a minha responsabilidade, tendo um conjunto de ações que estamos vendo resultado. Eu sou admiradora de vocês, embora não participe porque não sei cantar, eu adoro ouvir vocês. Coral é cultura e entretenimento. É alegria. Vocês estão de parabéns!”, disse Lucivaldina.

José Coutinho falou da importância do coral, e de como o sindicato se preocupa em oferecer várias atividades a categoria.

O maestro do coral, Gilmar Mendonça, deu uma excelente palestra tendo como tema: Ética e Postura de Palco. Passou detalhes desde a importância da participação nos ensaios, a imagem horrível que o coral passa para a plateia quando existe conversas paralelas na hora da apresentação, fechando com educação, espiritualidade, rotina, repertórios conhecidos e cultura.

Em seguida ocorreu outra palestra com a Mestra em Educação Musical e Musicoterapeuta, Kátia Cucchi, sobre: Benefícios da Música para a Saúde. Ela realizou uma atividade interativa aonde os presentes cantaram e se divertiram com canções curiosas. Falou sobre a música como ferramenta de apoio para o corpo, bem como, a mente, o tato e até mesmo o coração. Em seguida foi feito um questionamento sobre “o que é música? ”e os coralistas responderam entusiasmados as suas opiniões.

Citou a importância de ouvir música desde cedo, até os últimos de vida, falou também sobre a importância dos ensaios para exercício do cérebro, “Quando escutamos música, nosso ouvido transforma os sons, chegando ao nosso cérebro e provocando o aumento da produção de endorfina causando a sensação de bem-estar e relaxando o corpo, diminuindo os batimentos cardíacos e a pressão arterial”, disse Cucchi.

Falou também da música como forma de terapia para reduzir o estresse, melhorar a autoestima, curar depressão, doenças cardiovasculares e também para amenizar as consequências do Alzheimer, uma vez que, segundo a Mestra, a memória musical é a últimaa ser perdida.

Por fim explicou a diferença entre um Professor de música e um Musicoterapeuta, onde a função do primeiro é fundamentalmente ensinar música, e o segundo por sua vez, trata um problema ou dificuldade através da música.

O Maestro Gilmar trouxe uma apresentação de Alunos da Oficina de Música que fizeram a mostra de belas canções.

Ao final do evento houve um sorteio seguido de um coffee break.

Sem reforma da Previdência, trabalhadores adiam aposentadoria; e você?

Edital de Convocação