CNTSSDESTAQUE

CNTSS/CUT se reúne com presidente do INSS

Encontro, que contou com apoio do deputado federal Vicentinho, destacou pauta de reivindicações dos trabalhadores do Instituto

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participou na terça-feira, 24/04, de reunião com o presidente do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, Francisco Lopes. Também participou da reunião representantes da FENASPS – Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social. O deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, (PT/SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores e membro da Frente em Defesa dos Servidores e do Serviço Público, acompanhou os trabalhadores durante a reunião.

O presidente da autarquia respondeu ponto a ponto da pauta de reivindicações apresentada pelas duas entidades nacionais dos trabalhadores. Parte de forma objetiva, parte remetendo a responsabilidade para o Ministério do Planejamento. Um dos encaminhamentos definidos foi o agendamento de uma reunião nesta quarta-feira, 25/04, às 14 horas, no gabinete do deputado federal Vicentinho para articular o agendamento de uma Audiência com o novo ministro do Planejamento e outras ações estratégicas a serem tomadas. Segue abaixo um resumo das respostas de Francisco Lopes:

1. Cumprimento acordo de greve de 2015 – Plano de Carreira: “Esse é assunto de responsabilidade do Ministério do Planejamento. Pedimos a contratação de novos servidores, oficiamos ao Ministério do Planejamento, mas não depende de mim,” afirma Lopes.
  1. Devolução dos descontos da paralisação de 2015:“Há parecer do Ministério do Planejamento afirmando que não pode ser pago. Depende do Ministério. ”
  1. INSS Digital: Projeto de mudança de todos os links de internet custará R$ 50 milhões (o atual custa R$ 45 milhões), mas dará condições técnicas de trabalho. Espera que até julho esteja licitado. Aquisição de scanneres também com licitação em processo.”
  1. Contratação de estagiários:Temos 12 mil contratados. Queremos contratar mais para serviço de apoio, “não para ato de ofício de servidor”. Acredita que o apoio de estagiários na triagem inicial vai ajudar o trabalho de servidores. Entidades discordam por entenderem que o primeiro atendimento é muito importante e requer qualificação para evitar retrabalho.
  1. Adicional de qualificação:“É atribuição do Ministério do Planejamento.”
  1. Mudança do regimento interno relacionada ao Serviço Social do INSS: Há divergência dentro do Ministério sobre as propostas de alteração feitas pelos trabalhadores.
  1. Melhoria da qualidade do trabalho e atendimento: Está em andamento projeto de medida provisória que cria gratificação de desempenho.
  1. Teletrabalho: Projeto finalizado, mas como não tem um sistema de gestão de serviço eletrônico, aguarda reunião no TRF 4ª Região (que autoriza) para poder iniciar o Teletrabalho. Só vai iniciar quando tiver condições efetivas de funcionar.
  1. Devolução de valores descontados na greve de 2009:Depende do Ministério do Planejamento.

Escrito por: Sintfesp GO

Sindprev/BA realiza reunião com cedidos do Ministério da Saúde