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Pedido de aposentadoria será feito por internet ou telefone

Mudança feita pelo INSS começa valer a partir desta segunda-feira para os pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade.

Mudanças foram anunciadas pelo INSS

Os pedidos de aposentadoria por idade e o salário-maternidade precisam ser pedidos por telefone ou internet a partir desta segunda-feira (21).

Em vez de agendar uma data para ser atendido, o segurado vai receber direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

A mudança anunciada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) exclui a necessidade de agendamento para solicitar esses benefícios. Para fazer a solicitação, o segurado deve ligar para o número 135 ou acessar o Meu INSS.

Antes da mudança, o segurado precisava ir até uma agência do INSS com os documentos para formalizar o pedido da aposentadoria por idade ou do salário-maternidade. A mudança faz com que o segurado só precise ir até uma agência caso seja convocado.

Será possível acompanhar o andamento do pedido pelo Meu INSS. Se os documentos já constarem na base de dados do INSS, poderá acontecer a concessão automática do benefício.

Outra mudança prevista pelo INSS é a ampliação da lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.

Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:

  • Alterar meio de pagamento
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
  • Cadastrar ou renovar procuração
  • Cadastrar ou renovar representante legal
  • Desbloqueio do benefício para empréstimo
  • Desistir de aposentadoria
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados
  • Pensão por morte
  • Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
  • Reativar benefício
  • Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
  • Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Transferir benefício para outra agência

Fonte: R7 Notícias – Escrito por: Giuliana Saringer

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