CNTSS

Dirigentes da CNTSS/CUT participam de reunião do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS

Lideranças deram encaminhamentos às discussões e ações tiradas na V Plenária Nacional, de abril, ao mesmo tempo que avançaram nas discussões para encontro que acontece no Pará, em setembro

 O FNTSUAS – Fórum Nacional dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social realizou nos dias 15 e 16 de junho, respectivamente, reuniões ordinárias de suas coordenações Executiva e Nacional. Os eventos aconteceram em Brasília, na sede do Conselho Federal de Psicologia, e reuniu os representantes titulares das entidades nacionais e dos Fóruns Estaduais de Trabalhadores da Assistência Social. Trata-se da primeira agenda desta natureza desde a realização da V Plenária Nacional do Fórum, que aconteceu em 07 e 08 de abril, na cidade de São Luís (MA).

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social esteve representada por dirigentes de sua estrutura de Direção Nacional: Margareth Alves Dallaruvera, representando a Confederação, e Benedito Augusto de Oliveira, representando a CUT – Central Única dos Trabalhadores. Fernanda Magano, presidente do SINPSISP – Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, entidade filiada à Confederação, participou em nome da FETSUASSP – Fórum Estadual de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de São Paulo. A FENAS – Federação Nacional dos Assistentes Sociais e a FENAPSI – Federação Nacional dos Psicólogos, também entidades filiadas à Confederação, foram representadas, respectivamente, por Zenit Vaz e Vânia Machado.

A V Plenária foi um momento de organização do Fórum ao permitir as definições da Executiva Nacional para o período de dois anos e da Secretaria Executiva por um período de um ano. Também pautou discussões sobre alterações regimentais, a composição das Comissões, a definição de um Plano de Lutas e a aprovação de um calendário para 2018. Todo este rico processo foi aprofundado nas reuniões dos dias 15 e 16 últimos. Os balanços sobre a reunião da Coordenação de fevereiro deste ano, a V Plenária Nacional, o processo eleitoral e o papel dos conselheiros nacionais do CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social foram temas destacados.

Os participantes se debruçaram sobre a proposta do Regimento Interno do Fórum com a finalidade de dar ao texto do documento sua redação final. O mesmo cuidado foi estendido ao calendário para 2018. Outros pontos da pauta foram as discussões sobre a participação no Fórum da UGT – União Geral dos Trabalhadores e a FENATBREF – Federação Nacional dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópica; a ABRAPAS – Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social e o critério de nacionalidade de entidades do Fórum.

A representante da CNTSS/CUT, Margareth Alves Dallaruvera, considerou a reunião produtiva por conta do aprofundamento de temas importantes ao Fórum ao mesmo tempo que se deparou com situações novas que buscam a organização e a visibilidade das ações dos trabalhadores. Cita, como exemplo, a aproximação inédita do CONGEMAS – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, que abriu espaço para que os trabalhadores produzam um texto a ser apresentado em reunião da entidade prevista para julho próximo na cidade de Belo Horizonte (MG).

“Vamos preparar um documento para o CONGEMAS que leve em consideração as nossas principais pautas. Destacaremos pontos do nosso Plano de Lutas, dialogaremos sobre a importância da consolidação da mesa de negociações, as precarizações das relações e condições de trabalho, enfim, temas de nossa luta cotidiana. Será, sem dúvida, uma oportunidade de dialogar com os gestores tendo como ponto de vista as necessidades dos trabalhadores. A reunião também sinalizou para novos projetos que estamos encaminhando: o encontro que deve acontecer em Belém e a apresentação dos trabalhos da 1ª Mostra do SUAS”, destacou Dallaruvera.

O encontro do Pará, mais precisamente na cidade de Belém, já tem data definida. Acontece de 14 a 16 de setembro e será um mix de agendas representadas por um Seminário e as reuniões das coordenações Executiva e Nacional. Nesta ocasião, o Plano de Lutas será avaliado pela plenária para seu fechamento. Também terá um momento destinado a apresentação dos trabalhos da “I Mostra de Experiências de Luta e Resistência no Sistema Único de Assistência Social, denominada “SUAS Resiste!”.

A Mostra foi idealizada pelos representantes do FNTSUAS como forma de dar visibilidade as experiências de luta e resistência cotidianas vivenciadas na Assistência Social. É um projeto destinado aos trabalhadores, usuários, conselheiros, pesquisadores e estudantes das diversas áreas do SUAS. Os projetos podem ser encaminhados à Comissão de avaliação até a data de 20 de julho, para o e-mail (comunicacao.fntsuas@gmail.com).

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

Post anterior

Data-base: STF não julga o Recurso Extraordinário e cresce a pressão dos servidores

Próximo post

Audiência pública debate situação da GEAP

sindprevbaorg

sindprevbaorg

Nenhum comentário

Deixe um comentário