Sindprev/BA realiza Assembleia Específica da GEAP

Geapianos

Aconteceu na manhã de ontem (27.08) uma assembleia específica para tratar exclusivamente da GEAP, devido à queda da liminar da operadora de saúde, com a presença maciça da categoria e diretores, no espaço Cultural Roque Abreu, na sede do sindicato.

A mesa foi composta pelo diretor da Secretaria de Organização, Edivaldo Santa Rita, os diretores da Secretaria de Administração e Finanças, Valdemir Medeiros e Maria Valdete Magalhães, o diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Ricardo Mendonça e o advogado Dr. Alan Freire. Estava presente também o representante da CNTSS-CUT, Raimundo Cintra.

Santa Rita iniciou a assembleia informando da Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá no próximo sábado, 01/09, das 10h às 12h, no Colégio Nossa Senhora das Mercês, tendo como pauta: PCCS, GEAP e a Ação Judicial do Pecúlio (impetrar).

Dr. Alan falou brevemente das ações futuras, principalmente o pecúlio, na qual os servidores serão convocados para levar os documentos no sindicato para entrar com a ação, orientando a aderir o primeiro valor que a VIVA Previdência oferece, para depois plantear na justiça o restante.

Cintra passou rapidamente o informe da vitória que a CNTSS-CUT conseguiu de afastar da emenda constitucional 95/2016, que congela os gastos públicos, o reajuste do servidor, e passou ainda que a Confederação irá realizar um seminário nacional na 1° quinzena de setembro, sobre a GEAP.

Valdemir Medeiros relembrou que desde 2009 a categoria estava sob o efeito da liminar, contra o reajuste da GEAP, derrubando várias ações.” Estamos segurando a liminar há 09 anos e sabíamos que uma hora ia cair. Ganhamos no 1° reajuste e no 2° reajuste também incorporamos a liminar. Acontece que foram caindo todas as liminares e só tinha ficado o da Bahia”, disse. “Mas o nosso valor, o reajuste, está mais alto, está acima do que está no acordo, estamos tentando conversar com o Ministro para voltar a liminar, porque ainda está no Tribunal, não foi ainda para o Estado, estamos vendo umas estratégias depois da reunião que tivemos no último dia 23, em Brasília, com a Direção Nacional da GEAP”, completou. O diretor ainda informou que haverá uma reunião no dia 28/08 (hoje) com as entidades nacionais em Brasília, com a CONDSEF, CNTSS, ANASPS E FENASPS para juntos verem uma estratégia.

Depois de ser passado o andamento, precauções e ações que o sindicato vem tomando sobre essa queda da liminar por Ricardo Mendonça, este pediu que nesse momento todos mantessem a tranquilidade e falou da preocupação do sindicato pela manutenção da vida de todos com qualidade. Falou da precipitação de muitos terem saído do plano porque se desesperaram, por ter só até o dia 30 para sair e não pagar, mas que ninguém deve sair, pois a liminar pode ser concedida outra vez, até ser feito um acordo com a GEAP, ou até tentar um plano estadual com um custo menor.

Ricardo orientou a quem tiver com boleto bancário não pagar com o aumento, pagar somente o boleto coparticipativo, solicitar o extrato da GEAP no site, balcão ou 0800. E quem já teve o desconto na folha se encaminhar no jurídico do sindicato com os contrachequesde julho e agosto para ser encaminhado para a GEAP para estorno. “Na reunião que tivemos com a Direção da GEAP conseguimos suspender os valores que vieram apresentados para os servidores, seja no contracheque ou boleto, serão suspensos”, disse. ” A nossa maior luta é não deixar ninguém sem atendimento. De imediato já foi feito uma ação judicial no sentido de manter a liminar. É um momento de união, de ter calma para decidimos as decisões a serem tomadas”, finalizou.

Haverá uma reunião no dia 29/08 e 03/09 com a Direção da GEAP juntamente com todas as entidades nacionais das categorias, para tentar chegar em um valor comum que seja plausível para todos.

Ao final do encontro todos puderam tirar as suas dúvidas

Aposentado que precisa de ajuda permanente pode receber 25% a mais no benefício

Governo vai enviar orçamento com pedido para adiar reajuste para 2020