Sindprev/BA realizou Seminário Outubro Rosa – Novembro Azul

Aconteceu na manhã de ontem (18), através da Secretaria de Políticas Sociais, mais um importante evento para a categoria, no auditório do sindicato: o Seminário Outubro Rosa – Novembro Azul. O tema da palestra foi “O Câncer e suas Consequências Psicossocial e Econômica”, com o intuito de prevenir e orientar todos contra o Câncer de Mama e o Câncer de Próstata.

A mesa foi composta por Lucivaldina Brito, diretora da Secretaria de Políticas Sociais, Adilson Barbosa, diretor da Secretaria de Saúde do Trabalhador e GEAP, Alaise Santos, assistente social do Sindprev/BA, a fisioterapeuta Drª. Luana Saldanha e a palestrante Simone Martins, enfermeira e nutricionista.

Lucivaldina abriu o evento agradecendo a presença de todos e destacando a importância de tratar sobre a saúde. “Nosso sindicato além de está sempre na luta, também se preocupa com a saúde do trabalhador, e não apenas no processo da doença. Priorizamos a qualidade de vida da nossa categoria”, afirmou.

“Quero agradecer mais uma vez em nome do Sindprev, que está realizando esse evento tão importante, alertando para os cuidados dessa doença tão séria, que é uma doença silenciosa que mata mesmo. Esse é um momento importante de orientação. Bom seminário para todos”, disse Adilson.

A palestrante Simone Martins discorreu sobre a importância do autoexame e exames complementares para prevenir a doença. “A palavra neoplasia ou câncer assusta, mas se for detectado no início tem cura. O cuidado essencial no caso da mulher é o exame de toque durante o banho, estando atenta também para mudanças no tamanho da mama, mudança na cor do mamilo, se está sensível ou saindo alguma secreção, dores nos braços e axilas, desconforto, tudo isso é um sinal de alerta”, explicou ela. “Qualquer um desses sinais é preciso procurar imediatamente um mastologista, porque se estiver no início pode ter cura”, concluiu.

Simone ainda ressaltou a importância da alimentação para não desencadear um câncer. “O açúcar altera o PH deixando ácido, podendo provocar a doença. É importante evitar refrigerante, alimentos gordurosos, artificiais e enlatados, além de beber muita água, comer mais legumes e proteínas cozidas. Para controlar os hormônios é muito bom praticar atividades físicas”, explicou a palestrante.

Drª. Luana Saldanha falou sobre a importância da fisioterapia no processo do antes e depois de uma cirurgia de mastectomia, uma vez que a paciente perde amplitude de movimento, sendo difícil realizar coisas simples como escovar os dentes, pentear o cabelo, prender o sutiã, etc. “A fisioterapia devolve os movimentos, melhorando a amplitude, ajudando a devolver a flexão e extensão do braço, a funcionalidade e melhorando a questão da dor. A drenagem linfática no pós-operatório também é muito importante. Após 15 dias da cirurgia é importante iniciar o tratamento”, informou. “Quanto ao paciente de próstata, a Clínica Fisio Pilates realiza tratamento específico urogineco, para tratar incontinência urinária”, explicou.

De acordo com Alaise nesse difícil momento da doença é essencial contar com todo o apoio, carinho e amor da família. “As pessoas acometidas acabam se isolando, uma vez que se afastam do trabalho e dos amigos, restando apenas à família. E o isolamento pode levar à depressão”, disse.

Lucivaldina abriu espaço para os presentes tirarem as suas dúvidas.

Luana aproveitou o momento para informar que agora também é fisioterapeuta Perita Judicial, caso alguém precise dos seus serviços, para laudar a saúde, sendo assistente do paciente diante de um Juiz, juntando provas para ganhar ação de perícia, acidente de trabalho, DPVAT, entre outros. Ela convidou todos para participarem no próximo dia 09, da ‘Caminhada da Saúde”, no Campo Grande, com a presença de uma equipe de enfermagem para aferir pressão e o professor de Zumba, a partir das 08h.

Ao final do evento a Clínica Fiso Pilates e Estética sorteou 05 sessões de Drenagem Linfática.

As mulheres contaram ainda com uma profissional da Mary Kay para dá um “tapa no visual” aumentando assim a sua autoestima.

O encerramento contou com um delicioso lanche para os presentes.

18 de outubro – Dia do Médico

Aviso de falecimento