NOTA PÚBLICA: Em defesa do SUS e do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES)

Comprometidos (as) com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes de entidades de usuários e de trabalhadoras e trabalhadores do SUS, além de representantes de autarquias de profissionais da saúde, abaixo assinadas, atenderam ao convite do atual superintendente do HUPES, Prof. Antônio Carlos Moreira Lemos, para uma reunião que aconteceu no dia 05 de fevereiro naquela instituição.

Nesta reunião, foram apresentados dados demonstrativos da produção quantitativa e qualitativa do hospital nos últimos quatro anos, bem como informes sobre a real e atual condição de funcionamento do hospital.

Foi um encontro necessário, de interesse de todas as entidades e autarquias comprometidas com a defesa do SUS, pois proporcionou a oportunidade de esclarecimento das dúvidas geradas pelas recentes matérias jornalísticas divulgadas por alguns canais de comunicação de massa que apresentavam um panorama preocupante do hospital universitário. Cabe destacar que é motivo de indignação e de repúdio por parte de movimentos sociais, esta onda de veiculação de matérias, através de alguns jornais ou blogs, com denúncias ou ataques ao Sistema Único de Saúde ou aos seus prestadores sem a devida comprovação dos fatos.

Na reunião com o superintendente do HUPES, foi reafirmado o compromisso em relação ao fortalecimento de um canal de comunicação e transparência, com maior periodicidade, entre a gestão deste hospital e as instâncias do controle social do SUS, entidades, autarquias e demais representantes ou membros da sociedade civil.

Vale pontuar que o Hospital Universitário Professor Edgard Santos é um importante centro de referência do SUS na Bahia e que, ao longo dos seus 70 anos de funcionamento, sempre prestou um serviço de excelência para a população baiana e brasileira na assistência à saúde, na formação de trabalhadoras(es) e pesquisadoras(es) e na pesquisa, apesar de todos os desafios e obstáculos que vem enfrentando em decorrência de cortes de investimentos para a saúde e para a educação públicas por parte de determinados governos federais.

Portanto, pela sua história e pela sua importância indiscutível para o SUS na Bahia, testemunhada espontaneamente por usuárias e usuários presentes na reunião, nos manifestamos em apoio e em defesa do HUPES.

O HUPES É DO SUS, É PÚBLICO, GRATUITO E DE QUALIDADE!

O HUPES É NOSSO E MERECE RESPEITO E APOIO!

nota (1)

Reforma da Previdência deve ter idade diferente para homem e mulher, diz presidente da FNP

AVISO DE FALECIMENTO