Em homenagem ao Dia da Mulher Sindprev/BA realiza palestra

O Sindprev/BA realizou na tarde de ontem (14), na sede do sindicato, uma atividade em homenagem Dia Internacional da Mulher (celebrado no dia 08 de março), com palestras sobre a luta pelo fim da violência institucional contra as mulheres, sob a coordenação da Secretaria de Políticas Social e Racial, com a diretora Lucivaldina Brito.

“Nosso dia é todos os dias, mas a luta por direitos iguais nos faz mais fortes, por isso é uma honra realizar essa homenagem a todas vocês. Estamos aqui com orgulho de lutar por qualquer tipo de violência contra as mulheres. Lembrem-se que unidas somos mais fortes. Boa palestra a todas e Feliz Dia da Mulher”, disse Lucivaldina.

O evento contou com a participação de Lucíola Semião, Secretaria de Mulher da CUT-BA, que fez uma contextualização da situação do país e de como as mulheres lutaram desde muito tempo para conseguiram ter um espaço maior na sociedade.

O diretor da Secretaria de Formação Política e Sindical, José Coutinho, destacou a importância da mulher em todas as áreas, e do machismo forte que existe em muitos cidadãos, ainda nos tempos de hoje.

A palestrante, Dra. Andréa dos Santos Virgens, advogada, trouxe como debate o “Direito Institucional da Mulher: As Garantias e Desafios da Mulher no Serviço Público”, e falou da luta constante das mulheres de serem reconhecidas e valorizadas no setor público. “A nossa luta é da igualdade. 65% dos cargos são ocupados por mulheres na esfera pública. Mas não identificamos essa superioridade nos cargos superiores. É necessário melhorar os projetos para trazer as mulheres para melhores condições de trabalho, uma vez que as mulheres, na maioria das vezes, tem mais nível superior do que os homens”, afirmou ela.

De acordo com Dra. Andréa a mulher precisa trabalhar de três a cinco vezes mais que os homens para ser valorizada como eles. “A nossa violência vem de todos os cantos, inclusive das próprias mulheres. Temos que ter noção que estamos preenchendo o espaço para que as gerações futuras possam está frente de maiores gestões. Competência para isso nos temos, só precisamos de espaço”, conclui ela.

Em seguida Edivaldo Santa Rita, diretor da Secretaria de Organização, parabenizou as mulheres e fez uma explanação sobre “Reforma da Previdência: O cenário e seus impactos na vida da Mulher”. O diretor falou do desafio de todas juntas estarem na luta contra a retirada de direitos da mulher trabalhadora e mostrar a sociedade brasileira  que as mulheres têm voz. “A mulher está sempre na resistência contra os ataques e violências, e contra o desmonte da previdência. O Sindprev/BA tem uma história na defesa da Previdência. A proposta da reforma já está formatada e vai para votação na Câmara dos Deputados. O sindicato e as centrais sindicais já fizeram o pacto: vamos banar essa previdência! Estaremos travando uma luta grande para isso”, afirmou.

Santa Rita ainda falou da Medida Provisória 873/2019, em que o Governo que acabar com os sindicatos, na qual impede o desconto da contribuição sindical em folha. “O Governo sempre questionou as organizações sindicais, mas vamos lutar até o fim”, disse. “Ninguém solta à mão de ninguém”, finalizou.

Após o encerramento foi servido um coffee break.

O Sindprev/BA parabeniza todas as mulheres!

#ALutaédeTodasNós #UnidasSomosFortes

Governo extingue funções de confiança e limita gratificações

Governo ameaça salário de servidores se não mexer em Previdência