Confira os atos em defesa da aposentadoria já marcados em 30 cidades do país para o dia 22 de março

Reforma da Previdência não vai garantir benefícios para gerações futuras, vai dificultar concessão da aposentadoria e reduzir valor dos benefícios. A luta pela aposentadoria é de todos e todas.

Ao contrário do que diz o governo Jair Bolsonaro (PSL), a reforma da Previdência não vai garantir a aposentadoria das gerações futuras nem da atual, vai restringir o acesso à aposentadoria e reduzir o valor dos benefícios, em especial dos trabalhadores mais pobres.

Se o Congresso Nacional aprovar o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 06/2019) milhares de trabalhadores e trabalhadoras não vão conseguir se aposentar e muitos se aposentarão com benefícios de menos de um salário mínimo. E os que já estão aposentados terão o valor dos benefícios achatados. A reforma de Bolsonaro é muito pior do que a do ilegítimo Michel Temer (MDB).

A PEC impõe a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) se aposentarem, aumenta o tempo de contribuição de 15 para 20 anos para receber benefício parcial e acaba com a vinculação entre os benefícios previdenciários e o salário mínimo. Isso significa que os reajustes dos aposentados serão menores do que os reajustes dos salários mínimos. E mais: a reforma de Bolsonaro prevê que a idade mínima aumentará a cada quatro anos a partir de 2024. Ou seja, a regra para que um trabalhador possa se aposentar no futuro poderá ficar ainda pior.

Reaja agora, ou morra trabalhando

Na próxima sexta-feira, dia 22 de março, Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, a CUT, demais centrais e movimentos sociais vão as ruas de todo o país para lutar contra essa reforma que acaba com as chances de milhões de trabalhadores de se aposentar. É um esquenta para a greve geral que os trabalhadores vão fazer se Bolsonaro insistir em aprovar essa reforma perversa.

Confira a lista de atos marcados no seu estado:

ACRE

Rio Branco – ato às 8h, em frente à sede do governo do estado (Palácio Rio Branco), tem panfletagem também

ALAGOAS

Maceió – ato às 15h, na Praça Centenário

Arapiraca – ato às 9h na Praça da Prefeitura

BAHIA

Salvador – ato às 9h, no Rótula do Abacaxi

CEARÁ

Fortaleza – ato às 8h na Praça da Imprensa (bairro Dionizio Torres)

Juazeiro do Norte, ato às 16h, no Giradouro

DISTRITO FEDERAL

Brasília – As entidades filiadas deverão realizar reuniões, seminários, assembleias, atos ou paralisações junto a suas bases, denunciando os perigos da reforma de Bolsonaro e construindo a Greve Geral.

ESPÍRITO SANTO

Vitória – ato às 8h, com caminhada de Jucutuqyara até o Palácio Anchieta

GOIÁS

Goiania – às 6h, ato perto da Serra Dourada, na altura do KM 153 da BR

MATO GROSSO

Cuiabá – ato às 16h, na Praça Ipiranga

MATO GROSSO DO SUL

Campo Grande – 9h, paralisação com ato público, na Praça do Rádio Clube. Em todo o estado a FETEMS realizou assembleias com os trabalhadores, que aprovaram greve geral no dia 22

MINAS GERAIS

Belo Horizonte – às 17h tem ato na Praça Sete. Na parte da manhã, sindicalistas e militantes percorrerão com carro de som dois bairros populosos da capital – Barreiro e Venda Nova – explicando as perversidades da reforma de Bolsonaro e fazendo panfletagens.

Montes Claros, 16h – Ato na Praça Dr. João Alves (Praça do Automóvel Clube)

PARÁ

Belém – às 7h30, concentração em frente ao Banco do Brasil da Avenida Ponte Vargas e caminhada, a partir das 9h, do BB até a agência do INSS, na Av Nazaré.

Marabá – pela manhã defronte do INSS e às 15h, seminário sobre reforma da Previdência na Faculdade Carajás

PARANÁ

Curitiba – às 9h, concentração na Boca Maldita e às 11h, ato e panfletagem, no INSS, R. João Negrão, 11

PERNAMBUCO

Recife – ato às 15h, na Praça  do Derby

PIAUÍ

Teresina – ato às 8h, na Praça Rio Branco, em frente ao INSS.

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro – ato às 16 na Candelária. Depois segue em caminhada até a Central do Brasil

RIO GRANDE DO NORTE

Natal – às 15h, concentração no INSS, na Rua Apodi 2150. Depois, militantes e sindicalistas seguem em caminhada pelas ruas da Cidade Alta em direção a Praça dos Três Poderes

Mossoró – às 6h, manifestação na base da Petrobrás e, às 8h concentração no INSS. Depois, manifestantes seguirão em caminhada pelas ruas do centro da cidade

RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre – ato às 18h, na Esquina Democrática

Caxias do Sul – ato às 17h, na Praça Dante Alighieri

Santa Maria – ato às 17h30, na Praça Saldanha Marinho

Pelotas – ato às 18h, no Mercado Público

Passo Fundo – ato às 17h, na Esquina Democrática

SANTA CATARINA

Florianópolis – ato às 17h, no Ticen.

Blumenau – ato às 10h, em frente ao INSS

Joinville – às 14h tem ato na Praça da Bandeira

Criciúma – às 13h30 tem ato no calçadão da Praça Nereu Ramos

Itajaí – às 16h, tem ato em frente à Igreja Matriz

Lages – às 17h00, tem aulão popular sobre a Reforma da Previdência, no Calçadão Tiago Fiúza de Carvalho

SÃO PAULO

São Paulo – ato às 17h, em frente ao MASP, na Avenida Paulista

São Carlos – a partir das 9h, na praça em frente ao Mercado Municipal – Centro

Bauru – a partir das 14h, Audiência Pública na Câmara Municipal – Praça Dom Pedro II, 1-50 – Centro

Campinas – às 10h00 tem Ato dos professores e Servidores Públicos no Largo do Rosário, no centro;  às 16h30 – Concentração para o ato e panfletagem na rua 13 de Maio e diversos terminais de ônibus; às 18h00 – tem ato político com representante das centrais, das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, movimentos         sociais e sindicatos

Grande ABC – às 7h – Caminhada com a participação dos sindicatos da região saindo da porta da Mercedes Benz e da Ford.

Mogi das Cruzes – a partir das 10h tem ato no Largo do Rosário (Praça da Marisa)

Ribeirão Preto – a partir das 17h, concentração na Esplanada Dom Pedro II

Escrito por: CUT

Servidores lançam Campanha Salarial e participam de ato em defesa da previdência