Primeiro dia do XXI ENAPO na Bahia

O  XXI ENAPO – Encontro Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Saúde, Trabalho e Previdência Social teve início na manhã desta quarta-feira (25) no Hotel Sol Barra, Salvador-Ba. Com objetivo de fortalecer a unidade de ação e incentivar o associativismo para as ações e debates acerca dos rumos da Seguridade Social (Previdência, Saúde, Trabalho e Assistência Social), aprofundando o debate e conhecimento sobre propostas nas regras da reforma da Previdência Social e seus impactos nos direitos dos servidores públicos federais e pensionistas.

A abertura do evento deu-se com a entrada das bandeiras representativas e hino do Brasil, Bahia e Senhor do Bonfim. A Asap/CAP-BA – Associações dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Previdência Federal na Bahia dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social em parceria com o Sindprev/Ba – Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência, foram responsáveis pela realização do Encontro.

Valdete Francisca Correia, presidente da Asap/CAP-BA, deu início ao encontro agradecendo ao SINDPREV/BA, pelo apoiou para a realização do evento, e também falou sobre as dificuldades das associações. “É um prazer ter todos aqui, somos idosos guerreiros, a importância do ENAPO é lutar para defender nossa classe. É importante resistir, não abaixar a cabeça e ter esperança”, completa, Valdete.

O Presidente Edivaldo Santa Rita coordenador de Sindprev-ba, reforçou sobre a importância de deixar um legado para os aposentados futuros, ou seja, para que outras gerações conheçam os trabalhos realizados nestes encontros.

Presidiram a mesa também representantes dos estados do Ceará, Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia. O representante de Fortaleza comentou sobre sua satisfação de estar na Bahia prestigiando o ENAPO, o representante de Pernambuco, na oportunidade parabenizou o evento; já o representante de Minas  Gerais enfatizou suas expectativas e comentou sobre  a carta que sairá da Bahia após o evento; a representante do Rio de Janeiro, deixou a proposta para que o próximo encontro aconteça no seu estado; o Representante de Alagoas , parabenizou em sua fala  o Sindprev-Ba e a organização do evento .

O Coordenador de finanças do Sindprev-Ba, Valdemir Medeiros, agradeceu as presenças dos delegados e convidados ao evento, falou também sobre a dificuldade para realização do evento, e agradeceu a toda direção do Sindprev/Ba que contribuíram com o encontro.

O ENAPO contou ainda com a presença de Maria Constância Conselheiras da Frente Parlamentar dos Idosos. Além das intervenções políticas dos representantes, houve a apresentação do Coral Cara e Coroa, presidido pelo maestro Gilmar Mendonça.

Ainda pela manhã foi feito a leitura do regimento, este foi feito por Eduardo de Belo Horizonte, Manisio de Pernanbuco, Maria Moura de Alagoas e Licia Barbosa da Bahia, na oportunidade foi esclarecido os destaques. Foi escolhido entre os estados as pessoas para escreverem a carta do XXI ENAPO.

A primeira parte do evento foi encerrado com a Palestra Magna presidida pelo Doutor Marcos Barroso.

ASCOM SINDPREV/BA – DAYANE SANTOS

SINDPREV/BA realiza reunião e entrega de RPVs

Hábitos e Desafios da Vida Saudável e Assistência à Saúde do Servidor Público Federal foram debatidos no segundo dia do XXI ENAPO