DESTAQUE

Hábitos e Desafios da Vida Saudável e Assistência à Saúde do Servidor Público Federal foram debatidos no segundo dia do XXI ENAPO

A Asap/CAP-BA – Associações dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Previdência Federal na Bahia dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social em parceria com o Sindprev/Ba – Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência estão sediando o  XXI ENAPO – Encontro Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Saúde, Trabalho e Previdência Social .Nesta quinta-feira,(26) , o segundo dia do evento recebeu cerca de 120 participantes, com um lindo vídeo mostrando imagens da Baía de Todos os Santos.

As atividades da manhã continuaram com a apresentação da palestra “Os impactos da reforma da previdência social na vida do servidor público” ministrada por Isaías dos Santos, diretor nacional do SINASEFE-DF, na mesa  como coordenador Eduardo Celles presidente da ASAS/MG e como secretária Elsa Mendes de Alagoas.

Isaías dos Santos na oportunidade falou sobre as influências das redes de comunicação, enfatizando os três tipos de comunicação do Brasil. “Nós não temos um sistema de comunicação, e sim de manipulação, são cinco famílias no Brasil que tomam conta da comunicação do país. Temos três sistemas de comunicação (público, privado e estatal).”  Declarou Isaías em seu discurso.

A segunda palestra foi presidida por Maria Emília Oliveira Santos Rodrigues, professora e especialistas de Gerontologia e João Carlos Gavazza Martins, Defensor Público da 1ª Defensoria Pública de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa. A palestra teve como tema “Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa, Como Efetiva-los?” Na mesa como coordenadora Licia Maria Maia Barbosa, Conselheira Consultiva da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e como secretário Manisio Rezende, de Pernambuco.

João Carlos Gazzara , Explicou sobre os princípios que regem os direitos dos idosos , pontuando os três mais importantes , sendo eles o princípio da Dignidade da Pessoa Humana , o idoso tem que ser respeitado em toda sua excelência; Princípio da Solidariedade Social  e por fim o Princípio da Manutenção dos vínculos familiares , ou seja, da mesma forma que os pais tem deveres de cuidar dos filhos quando estes estão menores ,  os filhos também terão os mesmos deveres de amparar os seus pais quando estes estiverem idosos. Já Maria Emília Oliveira em sua fala enfatizou a importância da educação para acabar com os preconceitos em relação a vida dos idosos.

Durante a tarde os participantes, assistiram à apresentação cultural, promovido pelo grupo de teatro do estado de Ceará, o “Teatro Preconceito”, tendo ampla participação da plenária. Logo após deu-se início as palestras.

A primeira palestra da tarde teve como tema “Hábitos e Desafios da Vida Saudável’’.  A mesa foi composta pelo doutor  Gustavo Ferreira, presidente do CREFITO,  que falou sobre a importância da fisioterapia na sociedade contemporânea , destacando a história da fisioterapia e as evoluções ao longo do tempo; Drª  Cássia Gonçalves ,nutricionista, falou sobre a importância de bons hábitos alimentares;Drª  Luana Saldanha, fisioterapeuta apresentou aos participantes o seu trabalho com a Fisiopilates no Sindprev-Ba e Drª Joanice professora de Yoga da Asap/CAP fez uma representação de aula de yoga com os participantes do encontro  . Além dos palestrantes Lucivaldina Brito, presidente da AFOSHACLASS-BA compôs a mesa como coordenadora e Maria Almeida, diretora da secretaria de aposentados do Sindprev-Ba como secretaria.

Depois da palestra tivemos uma votação e ficou decidido que o próximo estado a sediar o XXII ENAPO será o Rio de Janeiro. Para finalizar os participantes do encontro se divertiram com a apresentação do Grupo Musical Karas&Koras da ASAP/CAP-Ba.

Ascom Sindprev/BA – Dayane Santos

Fotos: Luis Teixeira e Vinicios Nieto

Post anterior

Primeiro dia do XXI ENAPO na Bahia

Próximo post

Sindprev-Ba parabeniza idosos pela comemoração do seu dia

sindprevbaorg

sindprevbaorg

Nenhum comentário

Deixe um comentário