DESTAQUE

Tudo que aconteceu no terceiro e último dia do XXI ENAPO na Bahia

O XXI ENAPO chegou ao seu terceiro e último dia nesta sexta feira (27), a abertura do encontro deu-se com a palestra “Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Federais do Poder Executivo.” Presidido por Eduardo Celles, de Belo Horizonte, na mesa como coordenadora, Maria Moura de Pernambuco e como secretaria Nilce Costa do Ceará.

Eduardo Celles explanou em sua fala, o artigo 230 e parágrafos da LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990, destacando a assistência à saúde dos servidores, que terá como diretriz básica o implemento de ações preventivas voltadas para a promoção da saúde, comentou também que essa assistência  será prestada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, diretamente pelo órgão ou entidade ao qual estiver vinculado o servidor, ou mediante convênio ou contrato, ou ainda na forma de auxílio, mediante ressarcimento parcial do valor despendido pelo servidor, ativo ou inativo, e seus dependentes ou  pensionistas com planos ou seguros privados de assistência à saúde, na forma estabelecida em regulamento.

“Estamos perdendo essas assistências médica, não sou contra o SUS, muito pelo contrário, seria bem melhor que pudéssemos contar com ela, mas, fico pensando se essa massa de servidores públicos tiverem que recorrer ao sistema, será mais um peso para o SUS.” Comentou Eduardo.

Logo após a palestra, na oportunidade Valdemir Medeiros diretor de finanças do SINDPREV-Ba, convidou a Comissão organizadora do XXI ENAPO para fazer os agradecimentos, agradeceu também a todos os apoiadores.

Houve também um sorteio para animar ainda mais o encontro, primeiro foi sorteado um celular que teve como contemplada Marlene Buarque de Alagoas e o segundo prêmio um notebook a contemplada dessa vez foi Isolda Souza Mello do Ceará.

Em seguida foi feito o ritual para entrega da Bandeira oficial do ENAPO, o ritual foi realizado pelos representantes dos estados de Minas Gerais e da Bahia, que entregaram a bandeira para Sidney representante do Rio de Janeiro.

“Nós queremos fazer um encontro igual o que foi feito aqui, quero agradecer a toda comissão organizadora, em especial, Joselice Ana Oliveira (Jô), funcionária da Secretaria de Organização do SINDPREV-Ba, que nos aturou, com toda sua gentileza, ela nos recepcionou, nos   atendeu, foi prestativa não só a nós do Rio de Janeiro mas também a todos que estão aqui presente.’’ Comentou Sidney.

Na oportunidade, Sidney convidou Joselice Ana Oliveira (Jô), para ajudar na organização do XXII ENAPO no Rio de Janeiro “precisamos que a Jô vá nos ajudar pois ela foi uma pessoa muito importante para esse encontro junto com o SINDPREV-Ba e essa coordenação.” Completou Sidney.  Joselice Ana (Jô) agradeceu ao convite do Rio de Janeiro e falou o quanto ficou honrada com o convite.

Logo após a comissão do Rio de Janeiro assinaram o protocolo de compromisso, da realização do XXII ENAPO que irá acontecer em 2020.

Em seguida, compuseram a mesa Edivaldo Santa Rita da Bahia, Crispim do Rio de Janeiro, Marta Maria Pernambuco e Ivanice Belchor de Arruda de Alagoas para fazerem a leitura da Carta da Bahia, foram levantados alguns destaques, e aprovados, dessa forma foram feitas as alterações necessárias para que a carta seja encaminhada para os outros estados.

Para terminar as atividades interna do encontro, o grupo de Samba, Vida e Tradição fizeram uma linda apresentação, onde os participantes se animaram dançando e cantando com o grupo.

E para encerrar o XXI ENAPO, foi proporcionado para os delegados e convidados do evento o City Tour, um passeio nos pontos turísticos da cidade.

Ascom Sindprev/BA

Texto: Dayane Santos

Fotos: Luis Teixeira e Vinicios Nieto

Sindprev-Ba parabeniza idosos pela comemoração do seu dia