DESTAQUE

Outubro Rosa: Sindprev-Ba promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama no dia 24

Saúde também é um direito dos trabalhadores e aposentados, e é com essa finalidade de alertar as servidoras sobre os perigos do câncer de mama e para que se mantenham sempre vigilantes e buscando agir preventivamente, que o Sindprev-Ba, através das Sec. de Políticas Social e Racial/ Saúde do Trabalhador, estão organizando uma palestra que vai acontecer no dia 24 de outubro, a partir das 14 horas na sede do sindicato.

O Sindprev-Ba realiza a campanha Outubro Rosa  anualmente com a intenção de alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Desse modo, o sindicato convida a categoria para que venham assistir a palestra, e serão oferecidos também serviços gratuitos de fisioterapia e massoterapia, sob a coordenação de Dra Luana Saldanha, Fisioterapeuta.

Estarão presentes também no evento Dra. Letícia Albuquerque-Ginecologista; Dra. Lorena Calmon-Nutricionista; Dra. Mayane Sauer e Dra. Suzana Costa – Psicólogas.

Em conformidade com levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil somará aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019. O número corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no País. Este tumor é o mais incidente entre as mulheres depois do câncer de pele-não melanoma.

Dicas de como prevenir o câncer de mama

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal, evitar a obesidade por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos,  evitar também o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Essas e outras informações relacionadas à prevenção contra o câncer de mama serão dadas no dia 24 de outubro, não percam!

ASCOM/ SINDPREV-Ba

TEXTO: Dayane Santos

Coral Cantos e Encantos: SINDPREV/Ba marca presença no Circuito Nacional de Canto Coral

Diretor da Secretaria de Organização fala sobre lutas e vitórias alcançadas pelo Sindprev/BA