SINDPREV-BA promove debates sobre Novembro Azul e Consciência Negra no dia 21/11 no Auditório da sede do SINDPREV/BA

Com intuito de debater sobre, o combate ao câncer de próstata, bem como, Consciência Negra que são duas causas de grande relevância para a sociedade,  que o Sindprev-BA em parceria com a Gerência Regional do INSS de Salvador SQVT- Serviço de Qualidade de Vida do Trabalhador, Comunicação Social., estão com programação especial de palestras informativas, com temas que fazem parte das campanhas que são realizadas anualmente nesse mês, Novembro Azul e Novembro Negro, o evento será realizado no dia 21/11, a partir das 14h.

Os debates acontecerão no auditório da Gerência Executiva da sede do INSS, que fica localizado na Rua Miguel Calmon, Comercio, Salvador – BA. E contará com as presenças de Altair Lira Mestre em Saúde Coletiva, Bacharel em Antropologia da Saúde e Fundador e ex-coordenador da Associação Baiana das Pessoas com Doenças Falciformes – ABADFAL e também do Dr. Benedicto Barreto médico Oncologista vinculado aos órgãos do Ministério da Saúde e do INSS, durante toda sua vida laboral.

O Novembro Azul foi criado para estimular a participação da população na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo de doença mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Já o Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional no dia 20 de novembro. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no nordeste.

Durante o período de novembro, diversas atividades e projetos são realizados no país para comemorar a luta dos afrodescendentes, pois a celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade, ou seja, formação social, histórica e cultural de nosso país. Será falado também, sobre o Racismo Institucional e doenças mais comuns na população negra.

• Palestra Novembro Azul e Novembro Negro
  • Data: 21 de novembro
  • Horário: 14h às 17h
  • Local: Auditório da sede do SINDPREV/BA