1º de maio por mais direitos, saúde e democracia!

Neste 1º de maio, é hora de celebrar as nossas conquistas ao longo dos anos e reforçar a luta contra a perda de direitos. Sim! Nenhum direito ou benefício que desfrutamos hoje chegou de “mão beijada”, por iniciativa de governos ou patrões. Tudo foi fruto de muito esforço e sofrimento, que até custou a vida de alguns. O próprio Dia do Trabalhador, por exemplo, origina-se das lutas dos operários dos EUA, no século 19, contra as jornadas abusivas de 15 horas de trabalho diárias. Eles foram às ruas defender suas reivindicações, cruzaram os braços, acreditaram num futuro melhor. Graças a esse esforço coletivo, quebraram a resistência das indústrias e conquistaram o direito a oito horas de trabalho diárias.

O exemplo é simbólico, mas serve muito para os dias de hoje, no momento em que trabalhadores de todo o mundo enfrentam a mais grave crise que se tem notícia no mundo contemporâneo, por conta das medidas de isolamento social contra o COVID-19. No Brasil, a situação é ainda mais grave, com a sensação de que estamos à deriva, abandonados por um governo federal fascista e genocida, que resiste a tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e a vida dos cidadãos, sobretudo dos mais vulneráveis.

Por isso, mesmo à distância, este Dia do Trabalhador será especial. O SINDPREV-BA reafirma que não abandonará a luta e conta com o apoio de toda sua base. A história da resistência desses heróis do 1º de maio, das operárias guerreiras do 08 de março e de tantos outros que lutaram continuará a nos guiar. Com eles e elas, já aprendemos que é preciso perseverar e intensificar as lutas contra a retirada de direitos, a precarização das condições de trabalho e qualquer outra forma de opressão.

O SINDPREV-BA, mais do que nunca, quer ver a sua base protegida. Por isso, mesmo durante a quarentena, seguiremos aqui e não descansaremos até que os trabalhadores da Saúde e da Previdência tenham o reconhecimento devido e possam cumprir com segurança o seu papel de prestar um serviço público de qualidade à sociedade. Esta luta também é sua. É de todos nós. Junte-se a ela!

Secretaria de Imprensa e Divulgação

Diretoria Colegiada Sindprev/BA

Jornalista Responsável: Júlio Gomes – SRTE-BA 3296

Atividades do Coral são retomadas à distância