Diretores do Sindprev Bahia marcaram presença no webnário realizado pelo Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa-BA, nesta segunda-feira (15).
O evento, em homenagem ao mês da mulher, teve como tema “A realidade e influência das mulheres idosas na sociedade”.
Durante o encontro, Silene Carvalho, gerontolóloga e mestra em políticas sociais falou da condição da mulher idosa na sociedade e do reflexo da pandemia na vida dessas pessoas que muitas vezes são responsáveis pelo sustento da família. Ela acrescentou que a pandemia tirou o direito de ir e vir das pessoas, sobretudo os mais idosos por fazerem parte do grupo de risco.
A assistente social Jaciara Costa pontua que que os idosos não devem ser infantilizados e devem ser tratados como pessoas capazes de tomar suas decisões com vontade própria e direito de escolha.
Já a ouvidora geral da defensoria pública da Bahia, Sirlene Assis, ressaltou que os idosos sofrem maus tratos, muitas vezes dentro da sua própria casa, e explicou que é possível fazer denúncias e manter o anonimato, para que o denunciante não sofra retaliações.
O evento teve participação representativa, contando com pessoas até de outros estados. Já do Sindprev, marcaram presença os diretores José Luiz Coutinho Oliveira, Maria Almeida Souza e Lucivaldina Brito.