Mulher, mãe, esposa, dona de casa, profissional e, com a pandemia,  tudo isso está sendo administrado em um único ambiente por conta do home office. Por  isso o Sindprev Bahia procurou uma profissional de saúde para falar dos cuidados neste momento crítico.

São filhos precisando de acompanhamento nas aulas on-line, a perda da individualidade, o acúmulo de trabalho, dentre outras questões que estão afetando as mulheres. Mas mesmo diante deste cenário, a ginecologista Maria Letícia de Albuquerque ressalta que elas não podem negligenciar os cuidados com a saúde física e emocional.

Ela reconhece que, por medo da doença, cuja principal recomendação é o afastamento social, muitas vezes “estamos deixando de lado nossa saúde, mas  a pandemia não pode ser impedimento para continuarmos nos cuidando, temos, claro, de verificar se os serviços de saúde que procuramos seguem todos os protocolos sanitários”.

E a médica aproveita para  dar várias dicas de cuidados e qual o tempo necessário entre uma consulta e outra. Ela explica que, aquelas pessoas, cujos exames anteriores estão todos regulares, podem voltar a fazer um check Up de ano em ano, “ou até mais um pouco”, mas quem possui alguma doença que precise de acompanhamento não pode negligenciar este acompanhamento médico. No entanto, vai depender de cada caso.

Mulheres acima de 40 anos podem fazer mamografias de dois em dois anos, desde que não tenha nenhum indicativo de diagnóstico que precise de acompanhamento mais próximo, já a partir de 50 anos, este prazo reduz para um ano.

O preventivo é anual, mas mulheres mais novas, sem nenhum achado em exames anteriores podem esperar mais um pouco.
E ela continua dando orientações para evitar doenças ginecológica: não descuidar da Nhigiene pessoal e íntima, dar preferência a roupas confortáveis,  evitando aquelas apertadas e sintéticas; usar preservativo não apenas como método contraceptivo, mas também  para evitar as doenças sexualmente transmissíveis ( DST), além de vacinar as meninas  a partir dos 12 anos contra HPV, responsável pelo câncer de útero.

MULHER