Nesta segunda-feira (19), o Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa promoveu debate virtual sobre as dificuldades e facilidades do acesso da pessoa idosa às tecnologias. As diretoras do Sindprev Maria Almeida Souza e Valdete Correia participaram do encontro.

Durante a live, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, chamou a atenção para a necessidade da investigação dos vazamentos de dados do INSS, pois endereços, números de documentos e informações pessoais de milhares de aposentados chegam todos os dias não só a instituições financeiras, mas também a golpistas. Ele também chamou a atenção para o número de decisões judiciais contra idosos em favor das financeiras.

Já Maria Almeida destacou que há em curso dentro do Governo e no Congresso Nacional um plano para alteração no Estatuto do Idoso, mirando a retomada de direitos, o que ela considera inaceitável.

O secretário-geral da Federação de Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, alertou para a redução do poder de compra entre os aposentados e a crescente alta nos juros e taxas entre os bancos.

Já Valdete Correia lembrou que muitos idosos sofrem golpes pela internet, em agências bancárias e até mesmo entre os familiares que fazem empréstimos consignados, aumentando o endividamento destes idosos. “Ainda há o assédio constante e a realização de empréstimos não consentidos pelos aposentados”, disse.