Esta quarta-feira(12) , Dia da Enfermagem, não foi de comemoração, mas sim mais um dia de muita luta. Os profissionais foram ao Porto da Barra para reivindicar melhores condições de trabalho, piso salarial e carga horária de 30 horas.
A ação contou com a presença de diretores e integrantes do Sindprev, que destacaram a importância desses profissionais para salvar vidas de brasileiros e brasileiras, principalmente nesta pandemia, como pontuou a diretora do Sindprev, Alindai Santana. A maioria trabalha no limite, enfrentando o risco diário de contágio e infecções, presenciando a morte de pacientes e também de colegas.
A pandemia mostrou o trabalho relevante que estes profissionais desenvolvem na sociedade, mas os seus direitos ainda não foram reconhecidos, embora já exista Projeto de Lei que tramita no Senado para ser aprovado. Entre as principais reivindicações da categoria estão 30 horas semanais e piso salarial.
A manifestação também contou com a presença de profissionais de cidades do interior como Amargosa, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Lauro de Freitas, dentre outros. Na atividade ainda estavam presentes entidades classe, sindicatos e sociedade civil organizada.