Agressões patrimonial, financeira, doméstica, dentre outras estiveram na pauta da live realizada pelo Sindprev Bahia realizada  nesta quarta-feira (16), sobre o Dia Mundial de Conscientização da violência contra a Pessoa Idosa.

Para falar sobre o tema, além das diretoras do Sindprev Bahia ( Maria Almeida e Valdete Francisca), foram convidadas a ouvidora-geral da Defensoria Pública, Sirlene Assis e a defensora pública Laise Carvalho, que enumerou as diversas formas de violências sofridas pelos idosos, além de ressaltar a importância da denúncia e da conscientização da sociedade  para entender que a pessoa idosa tem que ter seus direitos garantidos. “E não é porque a pessoa envelheceu que ela perde seus direitos, pelo contrário ela deve continuar administrando o seu patrimônio, os seus bens”.

Ela ainda acrescentou que muitos idosos acabam se tornando responsáveis pelo sustento da família, e o salário acaba indo praticamente tudo para os filhos, netos, quando deveria ser usado para eles, para terem uma melhor qualidade de vida, com direito a lazer, a viagens, dentre outras atividades que trouxesse prazer para eles.

A diretora do Sindprev  Bahia, Maria Almeida, destacou que o Sindicato está atento a estas questões, sobretudo porque a maioria de seus associados é idoso. A diretora Valdete Francisca também reforçou esse cuidado que o Sindprev tem com todos e todas, sempre atento às situações, golpes que podem lesar os idosos e sempre tem saído na frente, promovendo eventos on-line seja para alerta-lós sobre possíveis golpes, sejam eventos com psicólogos contribuindo para que eles passem melhor por esta pandemia, que tem imposto o isolamento social, principalmente aos idosos, por serem grupos de risco para a doença.

IDOSO (2)