O Partido dos Trabalhadores na Bahia lançou, nesta quarta-feira (28), na sede do Sindprev, em Salvador, o Coletivo de Saúde para discutir as políticas voltadas para o setor, que se transformou o mais importante no País após a pandemia do coronavírus. Participaram do evento autoridades como secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, o deputado federal, Jorge Solla, o diretor da Fundação Hemoba, Fernando Luiz Vieira, além de dirigentes sindicais e também do PT.

Os trabalhos foram conduzidos por Marcos Gêmeos, ex-conselheiro Estadual de Saúde e militante do SUS. Para ele, é preciso que haja uma discussão mais ampla da saúde no País. “Em 16 anos de governos do PT, temos uma média de um hospital inaugurado por ano. Isso é um grande legado. Esse coletivo nasce imbuído para fortalecer o debate e a luta pela saúde de qualidade na Bahia”, disse.

O deputado federal Jorge Solla manifestou apoio ao Coletivo e disse que este é mais um espaço de diálogo e construção das discussões dentro do PT. “O Sistema Único de Saúde tem um governo como inimigo e precisamos estar juntos nesta luta contra todos os retrocessos”, disse.

O Sindprev foi representado por diversos dirigentes, dentre eles o coordenador Edivaldo Santa Rita, que denunciou o descaso do Governo Bolsonaro com a Saúde, Valdemir Medeiros e Lucivaldina Brito, que também é coordenadora de Mulheres da CUT Bahia. Raimundo Cintra, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) também participou do encontro.
Para Valdemir Medeiros, o coletivo surge num momento importante para mostrar à sociedade que o PT é um partido que se preocupa com a sociedade e que a Bahia é exemplo para todo o Brasil no combate à pandemia. Ele elogiou a atuação do secretário Fábio Vilas Boas que, segundo ele, fez muito bem o dever de casa de cuidar do povo baiano na área da Saúde.

Lucivaldina Brito disse que o coletivo é um espaço para discussões do tema mais importante em pauta no Brasil, que é a saúde. E nós, do PT e da CUT precisamos estar sempre em busca da Saúde que queremos para o nosso povo.

Presidente do PT em Salvador, Ademário Costa, celebrou o lançamento do Coletivo de Saúde do partido e defendeu que a políticas é o grande instrumento de transformação da sociedade.

Já Raimundo Cintra, representante da CNTSS na Bahia disse que é preciso que a população e os movimentos sociais e sindicais precisam estar firmes na defesa da Saúde Pública para chamar a atenção da sociedade a fim de fortalecer a luta em defesa do SUS