Um grupo de servidores esteve, na manhã desta terça-feira (21), no Aeroporto de Salvador, para protestar contra a Reforma Administrativa. O relatório da PEC 32 será votado hoje em Comissão Especial da matéria, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os manifestantes, que fazem parte do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, buscaram sensibilizar parlamentares indecisos e favoráveis à Reforma Administrativa. Eles também distribuíram um material que explica os prejuízos da PEC 32. Eles agradeceram o apoio de deputados como Bacelar, Jorge Solla e Daniel Almeida, que passaram nesta manhã pelo aeroporto e apelaram para José Nunes, Paulo Magalhães e Mário Negromonte Jr, além do vice-governador João Leão, que também estiveram no terminal aeroportuário da capital baiana.
Edivaldo Santa Rita, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social (Sindprev), acredita que a mobilização dos servidores será importante para virar votos contra a PEC 32.
Antonio Jair, que é um dos coordenadores do colegiado que reúne 28 entidades, entre coletivos e sindicatos, ressaltou a importância dessas mobilizações. “Na semana passada, conseguimos convencer alguns deputados e a matéria saiu da pauta. Hoje, faremos novamente essa pressão em todo o Brasil, em especial na capital federal, pois a PEC 32 não é um instrumento de retirada de privilégios, mas sim de destruição do serviço público”, disse.
Servidor do Judiciário, Cristiano Cabral, disse que não basta apenas dialogar com parlamentares, mas também com a população.
Denise Carneiro, do Coletivo Resistência e Luta no Judiciário, disse que a pressão dos servidores em Brasília provocou uma reviravolta e o adiamento da votação da matéria na semana passada.