Uma Roda de Conversas, promovida pela Secretaria de Aposentados e Pensionistas do Sindprev Bahia, marcou o Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de Outubro, com o tema: “Direito da Pessoa Idosa com o olhar sob o Estatuto do Idoso”.
O evento, que ocorreu de forma híbrida (virtual e presencial) teve como mediadoras Maria Almeida Sousa e Valdete Francisca da Silva. Na ocasião, falaram sobre o Estatuto, que foi Instituído pela Lei 10.741 em outubro de 2003, visando garantir os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (art. 1º). Abordando questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso.
O estatuto busca, assim, a persecução de princípios e direitos fundamentais à vida humana. Entre eles, visa, principalmente, garantia da dignidade humana, princípio estabelecido na Constituição Federal de 1988.
No entanto, vale ressaltar que o sindicato sempre esteve atento às questões que afligem os idosos, tendo redobrado sua atenção durante a pandemia provocada pelo Coronavírus, período em que os idosos foram privados da convivência dos seus familiares e estiveram mais suscetíveis a golpes.
Por isso, em todo este período, foram promovidas lives, com apresentação do coral do Sindprev, com a participação de psicólogos e representantes de defensoria pública, além de eventos virtuais voltados para a segurança dos idosos e de combate à violência. Uma retrospectiva desta atuação durante a pandemia, mostra uma secretaria de Idosos atuante, que montou estratégias para dar apoio a seus associados, cuja maioria é composta por idosos.
No evento do dia 1º foram homenageados Jaciara Costa, Sirlene Assis, Marinalva Jandira dos Santos, Gustavo Biscaia, Ana Clébia Alves, Maria de Santana Rodrigues e Lúcia Guedes Rios. E contou com o participação da Asapcap, além do apoio das secretarias: Políticas Sociais e de Cultura e Lazer.