Nesta segunda-feira (18), em comemoração ao Dia do Médico e da Médica, o Sindprev e a Fisioclínica de Prevenção à Saúde realizaram atividade para associados do sindicato. O evento, que ocorreu de formas virtual e presencial, foi coordenado pela fisioterapeuta e gestora da clínica, Luana Saldanha e contou com a presença do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que participou através de um vídeo.

Na oportunidade, os homens e mulheres, profissionais da medicina foram homenageados e tiveram o seu papel reconhecido. Diretor do Sindprev, Valdemir Medeiros, destacou o caráter participativo da atividade e destacou o caráter humanizado dos médicos e médicas na Fisioclínica e também pontuou a importância destes trabalhadores durante a pandemia. “Eles deram suas almas para salvar vidas”, disse.

O deputado federal, Jorge Solla, lembrou que o País está passando por um momento difícil e defendeu o fortalecimento da saúde, com o Estado Brasileiro encabeçando esta iniciativa.

Raimundo Cintra, coordenador da CNTSS na Bahia, parabenizou os médicos e fez um paralelo entre as ações dos governos federal e estadual na Saúde e defendeu a qualificação dos profissionais e mais investimentos em pesquisa. Ele elogiou o projeto das policlínicas de Rui Costa e criticou o sucateamento do SUS promovido pelo governo de Jair Bolsonaro.

Prevenção

Para Luana Saldanha, a saúde preventiva é fundamental para garantir uma vida com qualidade, pois isso pode ajudar a prevenir doenças e antecipar diagnóstico, o que amplia as chances de cura.

Diretora do Sindprev e secretária de Mulheres da CUT, Lucivaldina Brito, lembrou que outubro é o mês de mobilização para a prevenção do câncer de mama. Ela ressaltou ainda a iniciativa do Sindprev em manter uma clínica para seus associados. “Muitos perderam os seus planos de saúde, com o arrocho salarial e a perda do poder aquisitivo e este equipamento vem suprir essa lacuna.

Integrante do Conselho Estadual da Saúde, Marcos Gêmeos, destaca que o trabalho de integração de especialidades clínicas é um diferencial da Fisio que se assemelha ao das policlínicas do Governo da Bahia. Isso é importante que ocorra em todo o SUS.

Homenageadas

As médicas Ana Márcia Aragão e Ana Paula Caria, que atuam na Fisioclínica, aprovaram a atividade. Cada uma recebeu um buquê de rosas em agradecimento e congratulações pela passagem do Dia da Médica. “Esta pandemia mostrou a toda a sociedade a importância deste profissional, que sempre atua com o objetivo de salvar vidas. Trouxemos hoje temas importantes, sobretudo a importância da prevenção à saúde”, pontuou Caria.

Já Ana Márcia, classificou os médicos como grandes lutadores em defesa da vida. “Somos como soldados em um campo de guerra. Essa é uma profissão de muita responsabilidade, pois somos responsáveis pela vida. A prevenção é muito mais barata do que tratar doenças”, pontuou.