Integrantes e dirigentes do Sindprev marcharam, na manhã desta terça-feira (8), do Campo Grande à Barra em protesto pela aprovação do PL 2564, que é o projeto de lei que estabelece o piso salarial de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. A manifestação reuniu centenas de profissionais de saúde de Salvador e interior e também representantes do Sindicato dos Profissionais de Saúde do Setor Privado (Sindisaúde) e da Comissão de Enfermagem da Bahia.

Valdemir Medeiros ressaltou a importância do protesto em pleno Dia Internacional da Mulher. “Esse é o presente que queremos. Sabemos da importância do reconhecimento da população ao trabalho dos enfermeiros e técnicos, além dos auxiliares, mas a conquista salarial em tempo de inflação é fundamental”, avalia.

O coordenador do Sindprev, Edivaldo Santa Rita explicou que essa é uma luta de pelo menos quatro décadas e que o piso salarial chegará num momento em que os profissionais da enfermagem, assim como o Sistema Único de Saúde, se mostraram essenciais para o Brasil e para o mundo.

Já a diretora Lindalva de Jesus lembrou que a Bahia possui mais de 400 mil profissionais da enfermagem e que a aprovação do PL 2564 representará mais qualidade de vida para enfermeiras, auxiliares e técnicas, que chegam a ter quatro empregos para formar um salário. Alindaí Santana recordou que mais de 80% do corpo funcional da enfermagem é composto por mulheres.

enfermagem (2)