O Sindprev-BA sediou, nesta segunda-feira, o encontro “Mulheres Idosas – Relatos, experiências e saberes”, que foi realizado no auditório da entidade e transmitido ao vivo pelo Zoom e You Tube. Na pauta, temas como o protagonismo feminino em diversas áreas. Mediada pela secretária de Aposentados do Sindprev, Maria Almeida e por Girlene Santana, a atividade contou com a presença das diretoras do Sindprev, Alindai Santana e Valdete Francisca e também da médica obstetra Osvanda Espírito Santo e Silvia Rita Cerqueira.

Temas como a violência, falta de acesso às políticas públicas, participação nos movimentos sindicais  e envelhecimento foram abordados no debate. No entanto, foi uma abordagem diferenciada, no sentido de acolher, de fazer uma escuta do relato dessas mulheres com suas experiências e saberes, explicou a mediadora Girlene.

Os relatos foram enriquecedores e conseguiu reunir mulheres de vários segmentos da sociedade em um único espaço para contar um pouco das suas trajetórias. E o que se percebeu nesses relatos de vida é que o preconceito, o racismo ainda continuam presentes, sendo necessária a luta diária, como destacou Alindai Santana, diretora do Sindprev Bahia, que contou um pouco de sua história de sindicalista que começou quando ela ainda era estudante, aos  19 anos, e que nunca parou, por sentir necessidade de mobilizar os cidadãos a reivindicarem seus direitos.

Valdete Francisca, da Secretaria dos Idosos  do Sindprev pontuou que  o empoderamento da mulher se deu através de muita luta, resistência e conhecimento. Já Maria Almeida destacou o trabalho que o  Sindprev Bahia  desenvolve em favor dos idosos, além de pontuar a importância do fórum como espaço de discussão dos mais variados temas relacionados às pessoas idosas.

Ao longo do evento, que ocorreu de forma híbrida (virtualmente e presencialmente), tiveram falas fortes destas mulheres persistentes e resistentes, que abriram seus espaços sem se preocupar com a avaliação do outro, com a opinião do outro e foram unânimes em afirmar a importância do fórum.