O Fórum Nacional da Enfermagem Brasileira, que compõe entidades que defendem os direitos dos trabalhadores do setor, realiza, nesta sexta-feira (9), às 8h, um grande ato em defesa do Piso Salarial da categoria, já aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República. Os manifestantes se concentrarão na frente do Shopping da Bahia, onde realizarão uma grande assembleia ao ar livre.

A ação é uma resposta à liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que acatou pedido de organização que representa a classe patronal.

Dirigente da CUT e do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, Alindaí Santana, recorda que para a votação da proposta de emenda constitucional que aprovou o piso salarial foram discutidos todos os aspectos para a sua viabilidade.

“O assunto foi amplamente debatido na Câmara e no Senado, onde foram apontadas as origens de onde sairiam os recursos para o pagamento do nosso piso. É inadmissível que a Justiça acate uma solicitação do conjunto patronal que tem precarizado a mão de obra e levado os trabalhadores e trabalhadoras à exaustão. Fomos essenciais nesse período de pandemia e trabalhamos diuturnamente para salvar vidas. Esperamos todos os homens e mulheres que integram a enfermagem nesta sexta-feira”, disse.