Nem a chuva que caiu, na manhã desta sexta-feira (10), em Salvador impediu que os profissionais de enfermagem fossem às ruas para lutar contra o veto ao piso salarial imposto, através de liminar do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, em decisão autocrático. O ato em frente ao Shopping da Bahia, organizado pelo Fórum Nacional da Enfermagem, reuniu integrantes do Sindprev Bahia, da CNTSS, Sindsaude, centrais sindicais e entidades de classe da categoria.
Na oportunidade, Raimundo Cintra, da CNTSS, destacou a importância do ato para impedir que esse veto permaneça , uma vez que a importância desses profissionais para a sociedade ficou mais do evidenciada durante a pandemia.
Alindai Santana, diretora do Sindprev, reforçou o descaso dos poderes com profissionais tão essenciais à população e, neste caso, não apenas com as classes menos favorecidas, mas de todos da sociedade, uma vez que nenhum hospital ou qualquer outra instituição de saúde funciona sem a atuação desses profissionais.
O piso salarial da enfermagem foi aprovado na Câmara e no Senado e sancionado pela Presidência da República. “O desafio agora é reverter essa liminar e fazer com que a Lei, que agora faz parte da Constituição, seja cumprida”, completou Alindaí.