O 1º Seminário de Acesso à Justiça – Garantia dos direitos das pessoas idosas, que ocorreu na sede do Sindprev Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador, nesta quinta-feira(20) é o resultado da união de forças entre o sindicato,  a Defensoria Pública,  a Ouvidoria Cidadã,  o Fórum de Permanente da Pessoa Idosa, o Sindsaúde, a Unegro e a Asapcap, com vistas a garantir os direitos desta parcela tão importante da sociedade.

Para Valdete Francisca, diretora da Secretaria do Sindprev Bahia, é necessário que estas instituições estejam sempre vigilantes, pois os idosos começam a sofrer violência dentro da sua própria casa. Ela ressalta que quando se trata de violência não é apenas física, mas pode começar tirando o seu direito patrimonial, financeiro, de ir e vir, dentre outros.

Durante o evento, a defensora pública, Laise Leite, falou sobre a garantia dos direitos das pessoas idosas, e explicou como acessar os canais de proteção e resolução dos  seus conflitos, sejam eles de ordem familiar, considerando que a violência aos idosos, muitas vezes, começam dentro dos seus próprios lares, até aquelas questões externas, que envolvem previdência, instituições financeiras, entre outros.

De acordo com a coordenadora da ouvidoria cidadã,  Sirlene Assis, as reclamações mais comuns estão relacionadas à previdência, violência doméstica (que aumentou muito durante a pandemia), medicamentos de alto custo e instituições financeiras. Ela explica que a reclamação/denúncia pode ser feita através do telefone 129, ou ainda presencialmente, na ouvidoria, localizada na Defensoria Pública, no Jardim Baiano. Sirlene esclarece que a ouvidoria faz a triagem e encaminha para o núcleo da pessoa idosa. A partir daí é feito o direcionamento para cada caso.

A coordenadora do Fórum Permanente da Pessoa Idosa, Girlane Santana, destaca que esta é uma luta constante, pois são cometidos muitos abusos contra os idosos. Ele cita que às vezes, muitos idosos,  são obrigados a passarem seus cartões do banco, que recebem seus benefícios, para um familiar.

E o coordenador do Sindprev Bahia, Edivaldo Santa Rita, destaca o protagonismo do sindicato em estar atento às necessidades dos idosos. Além das lutas em favor dos direitos idosos, da atuação no sentido de se fazer cumprir o estatuto do idoso, “que é negligenciado na maioria das vezes”, o Sindprev também promove atividades para sua interação, entretenimento,  lazer e bem estar.

A constatação desta atuação do sindicato estava no próprio evento que, além de contar com uma programação extensa, trazendo especialistas de diversas áreas para orienta-los, também contou com uma vasta programação artística e musical, a exemplo da apresentação do Coral Cantos e Encantos, mantido pelo próprio Sindprev, o grupo de Samba Cara e Coroa, composto pelos associados da AsapCap, dentre outras atividades lúdicas que deixaram o evento descontraído e alegre durante todo o dia.