Coordenadora do Sindprev e secretária de Mulheres da CUT Bahia, Lucivaldina Brito esteve presente  no Seminário Nacional de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores, em São Paulo, nesta quarta e quinta-feira (15 e16/3).

O evento reuniu diversas secretárias das CUT’s estaduais e ramos, e a presença de Rosane Silva – secretária de Autonomia Econômica e Política de Cuidado do Ministério das Mulheres, onde foi realizado um amplo debate sobre as políticas públicas para Mulheres e o papel delas enquanto atores sociais na elaboração e fiscalização para a garantia da efetivação dos direitos.

Entre os pontos debatidos, o desafio de potencializar a economia solidária e o cooperativismo, a inclusão digital, a autonomia econômica para o fim da violência contra as mulheres, creche noturna para as trabalhadoras que trabalham a noite, políticas públicas que criem mecanismos que de fato combatam o assédio moral e sexual no trabalho e na vida.

Lucivaldina ressaltou que no encontro foram encaminhadas algumas propostas como o acompanhamento das ações do Governo Federal, a busca de financiamentos para a economia solidária, a reserva de vagas no mercado de trabalho para mulheres vítimas de violência, a inclusão digital, dentre outras. “São propostas que foram debatidas em conjunto e que serão levadas para os estados para que as regionais da CUT façam as discussões”, disse a dirigente do Sindprev e CUT-BA.