A secretária de Mulheres da CUT Bahia e coordenadora do SINDPREV, Lucivaldina Brito, participou, nesta segunda-feira (25), do lançamento do Selo Lilás, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária de Política para as Mulheres, Elisangela Rodrigues, do vice-governador, Geraldo Jr, dentre outras autoridades.
Durante o ato na Associação Comercial da Bahia, 83 empresas foram habilitadas e certificadas com o Selo Lilás.
O Selo Lilás é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia com base na Lei Estadual 14.343 de 10/08/2021, proposta pela deputada Neusa Cadore, sancionada em 2023 por decreto do governador Jerônimo Rodrigues e regulamentada pela SPM. Ele tem como finalidade reconhecer e certificar as empresas baianas que adotem, efetivamente, políticas de igualdade de gênero e atuem na defesa das mulheres contra a discriminação, o assédio e a violência sexual.
“A iniciativa é uma importante ferramenta para incentivar o compromisso e engajamento das empresas na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres para atender aos compromissos assumidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)”, comemora Lucivaldina.
A certificação será dada às empresas que se inscreverem no edital, declarando as boas práticas relacionadas às mulheres em seus locais de trabalho. As empresas dos mais diversos portes e segmentos serão analisadas por uma comissão de avaliadora para constatar quais são suas iniciativas pela igualdade de gênero e como elas atuam para apoiar as mulheres de maneira significativa em seus segmentos. A comissão irá avaliar um conjunto de processos, projetos e políticas dessas empresas, que contemplem a promoção, a equidade e o bem-estar de suas funcionárias. A empresa deverá conter pelo menos 30% de mulheres em seu quadro funcional.