Nesta sexta-feira (25), o Sindprev promoveu atividade para os aposentados, na sede do Sindicato, em Salvador. O encontro, comandado pelas secretárias Valdete Francisca e Maria Almeida, contou com palestras e dinâmicas.

Durante a abertura foi formada uma mesa com Lucivaldina Brito (coordenadora), Raimundo Cintra (CNTSS) e as diretoras Silvana Lobo, Alindaí Pereira, Yone Chaves e Maria Valdete.

Lucivaldina Brito destacou a importância do encontro que serve como formação para os aposentados e também aqueles que estão próximos do processo de encerramento da atividade profissional. “É muito ruim não saber como será o pós-aposentadoria, portanto é fundamental trazer essas e outras informações”, disse.

Valdete Francisca reforçou a ideia de que a aposentadoria não representa o fim da vida, mas a chegada de um novo ciclo. Já Maria Almeida agradeceu a presença maciça de associados e o apoio dado por toda a direção do Sindprev para a realização do evento.

Valdemir Medeiros chamou a atenção para a conscientização financeira. “Na aposentadoria, muitos trabalhadores perdem bastante poder aquisitivo e, por isso, é preciso se planejar financeiramente. O primeiro passo é não gastar mas que ganha e outro é resistir à tentação de filhos e familiares para a abertura de crédito e tomada de empréstimos”, completou.

Já a defensora pública, Laíse Carvalho fez uma escuta dos presentes e colheu informações sobre seus principais medos. Muitos apontaram a solidão como um dos problemas do envelhecimento. Ela também esclareceu dúvidas como o fato de idosos pagarem pensão alimentícia em lugar dos filhos e orientou os aposentados como proceder nesse tipo de situação.