
O Sindprev Bahia marcou presença na 13ª Plenária da CUT (13ª PLENCUT-BA), organizado pela Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA).
O evento ocorreu nesta sexta-feira, (22), no Instituto Anisio Teixeira, em Salvador, com uma programação intensa, contendo atividades que envolveram debates setoriais e momentos de homenagem.
Os coordenadores Edivaldo Santa Rita e Lucivaldina Brito, além do diretor Valdemir Medeiros marcaram presença, assim como outros integrantes do Sindprev.
Durante a manhã, o espaço foi reservado para as plenárias setoriais e temáticas. Entre os destaques, ocorreram a Plenária do Macrossetor e a Plenária Temática das Mulheres, esta última com um olhar especial sobre os 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçando o compromisso da CUT com a luta pelos direitos das mulheres e o combate à violência de gênero, como destacou Lucivaldina Brito, coordenadora do Sindprev e Secretária das Mulheres na CUT.
Ela ressaltou a necessidade de debater formas de minimizar a violência, com foco em medidas protetivas. A preocupação da sindicalista é grande, pois a violência contra mulheres está alta, com mortes diárias.
Após o intervalo para o almoço, os delegados retomaram os trabalhos com a leitura e aprovação do Regimento Interno da 13ª PLENCUT-BA.
Em seguida teve um momento especial de homenagem In Memoriam a José Luiz Coutinho de Oliveira, importante liderança do movimento sindical.
Encerrando a programação do primeiro dia, aconteceu a abertura política da Plenária, dando o tom das discussões que devem guiar os debates até este sábado (23) quando encerra a programação visando as construções coletivas dentro da central sindical.
Durante o tributo a Coutinho, os participantes prestaram uma merecida homenagem ao sindicalista, que deixou muita saudade com sua morte, ocorrida neste ano.
Muitos companheiros do Sindprev fizeram questão de ressaltar seu espírito combativo, de luta por melhores condições de trabalho para todos.
Coutinho esteve ao lado de Lula em momento histórico da força sindical e sempre esteve ao lado do trabalhador em busca de melhorias.
Para a diretora Lindalva de Jesus, Coutinho tem uma história que vai muito além de sindicalista. Ele foi o precursor do PT na Bahia. O orgulho que ele tinha de falar de Luiz Inácio da Silva, que à época era só um sindicalista como ele, mas se tornou o presidente do país por três vezes. “Ele se foi, mas ele fez uma história. Coutinho, uma história de dedicação e acreditar naquilo que ele fazia”.
A diretora do Sindprev, Alindai Pereira, lembrou de vários momentos de luta ao lado de Coutinho, sempre empenhado em melhores conquista para os servidores.
Edivaldo Santa Rita fez uma linha do tempo da atuação do sindicalista, destacando suas principais atuações em favor dos movimentos trabalhistas. “Um ativista da periferia com forte engajamento em movimentos sociais e sindicais, especialmente na área de segurança pública. Ele é lembrado por sua luta em prol do concurso público para vigilantes, sua atuação pelos direitos dos trabalhadores. Foi uma liderança importante e seu legado está aí para as novas gerações, em um momento de crise no movimento sindical, incentivando a retomada do idealismo e da luta coletiva” .
As homenagens ainda contaram com a música do coral Cantos e Encantos do Sindprev.