O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em grande estilo com mais uma atividade realizada pelo Sindprev-BA. Nesta quinta-feira (23), foi realizada uma sessão de cinema, no auditório da entidade, em Salvador, voltada para associadas e associados do Sindicato.
A coordenadora Lucivaldina Brito coordenou a exibição do filme que teve uma reflexão sobre o papel social e político da mulher na construção da sociedade e contou com a análise da historiadora e socióloga, Petilda Vasquez.
Lucivaldina deu as boas-vindas ao público presente, formado por homens e mulheres e destacou a série de ações desenvolvidas pelo Sindprev-BA na temática do empoderamento feminino.
Petilda Vasquez comentou o filme que traz as dificuldades enfrentadas pelas mulheres do Reino Unido no início do século 20 para ter direito a votar e ressaltou a importância da paridade de gênero e disse que importante que as mulheres façam espelhos das relações daquilo que pretendem superar na sociedade. Segundo ela, homens e mulheres não vivem em condição de igualdade e muito há o que avançar.
Sobre o filme – A Sufragista conta a história de grupo militante que decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Na história, a personagem Maud Watts, vivida por Carey Mulligan, não tem formação política e descobre o movimento passando a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.