Integrantes do Sindprev Bahia participam do 14º Congresso Nacional da CUT, que este ano tem como tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”. O evento, que ocorre em São Paulo desde o dia 19, e segue até domingo (22), está sendo realizado em um momento histórico, quando a CUT completa seus 40 anos.
Aliado a isso, outro fato importante é o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, eleito pelo povo que já estava cansado de tantos desmandos.
E os diretores do Sindprev Bahia, sindicato combativo, que sempre esteve à frente de lutas importantes para a sua categoria, marca presença neste congresso, onde estão sendo discutidas estratégias para fazer frente aos desafios da classe trabalhadora do país.
Edivaldo Santa Rita, coordenador da entidade, destacou que a delegação da Bahia está dando sua contribuição neste importante congresso para os trabalhadores de todas as classes. “Tivermos hoje pela manhã uma análise de conjuntura, fundamental para nortear nossas intervenções políticas para o futuro, mas um futuro próximo – 2024, quando ocorrem as eleições municipais”.
Ele acrescentou que o Sindprev está antenado para fazer um grande trabalho junto à sua base no estado da Bahia. Outro ponto tocado foi sobre a paz mundial, que neste momento está ameaça em função das guerras que estão ocorrendo. “Neste momento temos que apoiar o presidente Lula, no sentido de trabalhar pela paz”.
Ainda durante os debates temáticos, ele ressaltou que “falamos sobre a previdência, a defesa da saúde, do Sistema Único da Saúde (SUS), falamos como será importante essa nova trajetória de 2024 a nível nacional”.
Santa Rita concluiu parabenizando o Sindprev pela sua contribuição no congresso e também parabenizou a CUT que entendeu a necessidade de permitir mais um mandado para o grupo que está dirigindo a Central dos Trabalhadores, considerando que foi “prejudicado por conta da pandemia”.