
Na última terça-feira (18), a Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) inaugurou a Sala Lilás, um espaço voltado para a escuta, o acolhimento e a busca de soluções para as demandas das mulheres trabalhadoras. O ambiente representa um marco na luta por igualdade e na promoção dos direitos das mulheres no movimento sindical.
A escolha do nome e da cor lilás simboliza a luta feminina por liberdade e igualdade, evocando a força das mulheres na defesa de seus direitos. Durante a cerimônia, Lucivaldina Brito, Secretária de Mulheres na CUT, destacou a importância do novo espaço:
“É com imensa satisfação e alegria que inauguramos a Sala Lilás da CUT-BA, fruto da luta, do trabalho e da confiança desse coletivo de mulheres que muito contribuem para o avanço da política de igualdade e para a promoção dos direitos das mulheres. Aqui, poderemos nos organizar, expressar e lutar por nossas demandas.”
O evento contou com a presença de representantes sindicais e lideranças do movimento de trabalhadores. Edivaldo Santa Rita, coordenador do Sindprev-BA, ressaltou o impacto do novo espaço para o fortalecimento das entidades sindicais:
“É uma alegria imensurável para nós do Sindprev-BA ver outras entidades crescendo e fomentando políticas para o avanço das mulheres. A sala vai dar vida a todos os sindicatos e entidades que chegarem em busca de orientação e acolhimento para continuar a luta.”
Também presente na inauguração, Valdemir Meseiros celebrou a conquista da Sala Lilás e reforçou a importância de seguir avançando em iniciativas que melhorem as condições para a classe trabalhadora.
A criação da Sala Lilás reforça o compromisso da CUT-BA com a equidade de gênero e a construção de um ambiente mais inclusivo e acolhedor para as mulheres no movimento sindical.