Na última quarta-feira (21), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), por meio da sua Secretaria da Mulher, promoveu a palestra “Inteligência Artificial: oportunidades e desafios para as mulheres no mundo do trabalho”. O evento foi sediado pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social da Bahia (Sindprev-BA), em Salvador.

A atividade teve como objetivo ampliar o debate sobre o impacto das novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial (IA), na vida e no trabalho das mulheres, alertando para os desafios e oportunidades trazidos por essas inovações.

“Esse debate foi importante para trazer a nós, mulheres, dados e conhecimentos sobre o que está sendo oferecido pela tecnologia, como a Inteligência Artificial, e precisamos saber como lidar com essa nova realidade, especialmente no âmbito do trabalho”, destacou Lucivaldina Brito, coordenadora do Sindprev-BA.

A palestrante Bárbara Coelho abordou o avanço da IA no mundo do trabalho e suas consequências. “Quando falamos de Inteligência Artificial no estágio em que se encontra hoje, ‘disrupção’ é a palavra que representa o momento, dada a velocidade com que a tecnologia se insere na sociedade”, afirmou.

Entre as participantes esteve Valdete Francisca, diretora da Secretaria de Aposentados e Pensionistas da CUT, reforçando o compromisso da entidade com a formação e a conscientização das mulheres diante dos desafios impostos pelas transformações tecnológicas.